SAI publica novas versões do Guia do Estudante Internacional e do Glossário Institucional da UFSM

Os materiais auxiliam alunos internacionais e a comunidade acadêmica na produção de documentos em língua inglesa

Pensando em dar mais apoio à comunidade acadêmica, a Secretaria de Apoio Internacional da UFSM lançou as versões atualizadas do Guia do Estudante Internacional e do Glossário Institucional da UFSM, materiais essenciais para o acolhimento de estudantes intercambistas e auxílio à comunidade geral em processos de tradução de termos oficiais para a língua inglesa.

O novo Guia do Estudante Internacional é um material voltado para alunos internacionais que chegam à UFSM, visando ajudar com informações básicas sobre Santa Maria e a universidade e garantir uma boa adaptação ao estudante desde a sua chegada. A principal novidade desta versão, além dos conteúdos revisados e o novo layout, é que o guia está disponível em três línguas: Português, Espanhol e Inglês, para alcançar o máximo de discentes de diferentes nacionalidades que chegam na UFSM. Ele foi pensado para ser lido pelo celular, tendo diagramação adaptada para a visualização neste dispositivo e contando com links que direcionam para recursos externos (como links para rodoviárias, aplicativos úteis, sites da UFSM, etc.). A produção do material foi responsabilidade dos Núcleos de Acolhimento e de Comunicação da SAI, já a tradução ficou sob responsabilidade do Núcleo de Traduções e Idiomas (NITRA) da Secretaria.

O novo Glossário Institucional visa apoiar a comunidade interna e externa, com um glossário que traz as traduções oficiais de vários termos utilizados no dia-a-dia da UFSM e que são utilizadas pelo NITRA. O material abrange todos os níveis de ensino, campus e setores da universidade, e foi pensado para auxiliar em possíveis dúvidas durante os processos de tradução para o inglês. Quem assina a produção é Amy Lee e Daniela do Canto, tradutoras oficiais da SAI que compõem o NITRA, responsável pela produção do Glossário. A diagramação e revisão foi feita pelo Núcleo de Comunicação. Sobre ele, Amy e Dani destacam: “Este documento está na sua segunda versão e seguirá em constante construção contando com o apoio e sugestões da comunidade acadêmica”.

A SAI espera com esses materiais contribuir para a construção de uma universidade mais internacionalizada e unida, ajudando o máximo de discentes (nacionais e internacionais), docentes e técnicos administrativos. Qualquer sugestão ou dúvida relativa ao Guia do Estudante Internacional pode ser enviada para sai.acolhimento@ufsm.br; já relativa ao Glossário Institucional, pode ser enviada para sai.traducoes@ufsm.br ou traducoes@ufsm.br.

Texto: Secretaria de Apoio Internacional da UFSM