Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM recebe comitiva da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação

Os representantes da rede tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas de inovação desenvolvidas em Santa Maria



A Agittec recebeu a visita dos representantes da Reginp na segunda-feira (18)

Com o objetivo de conhecer as iniciativas de fomento à inovação e empreendedorismo do ecossistema de Santa Maria, representantes da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) estiveram na cidade na segunda-feira (18). O encontro ocorreu no coworking da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, onde foram apresentadas as atividades realizadas pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM, i9 Liga de Empreendedorismo, Santa Maria Tecnoparque, Ambiente de Inovação (Itec) da Universidade Franciscana e o Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da (PICT) UFSM.

Durante a visita, a comitiva conheceu soluções tecnológicas de seis startups que fazem parte da Incubadora Pulsar: Auster, Zeit, Crops Team, Bioagreen, Modum do Brasil e G2W. Todas oferecem soluções voltadas para o agronegócio. Algumas demonstrações dessas tecnologias ocorreram na Área Experimental do Colégio Politécnico, onde o professor Luciano Pes, que coordena o projeto Advanced Farm 360, apresentou a iniciativa que visa a potencializar as ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação na área da agricultura, envolvendo, principalmente, a agricultura de precisão. As startups G2W, Crops Team, BioAgreen e Auster fazem parte desse projeto e, de modo colaborativo, se beneficiam com as trocas entre pesquisas alinhadas às demandas do mercado.

O presidente da Reginp, Artur Gibbon, destaca que reuniões como essa são importantes para os associados conhecerem e entenderem como está sendo desenvolvida a inovação em seu território, suas startups, estruturas e relação com os diferentes atores do ecossistema. “A inovação é um processo cooperativo e podemos ver isso em Santa Maria, isso nos inspira e nos motiva ainda mais para a continuidade do nosso trabalho”. Para a superintendente do PICT UFSM, Maria Daniele Dutra, receber a Reginp no Parque Tecnológico da UFSM reforça a sinergia com todos os ambientes de inovação do Rio Grande do Sul. “Estamos buscando o fortalecimento de ações conjuntas e promoção dos ecossistemas a nível nacional”.

A reunião com a Reginp contou a presença do reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, e de representantes da Unipampa (Pampatec), Unisc (TecnoUnisc), Unisinos (Tecnosinos), PUCRS (Tecnopuc), Furg (Oceantec), Unijuí (Criatec), URI (TecnoUri), Ufrgs (CEI e Zenit) e Associação Gaúcha de Startups.

Texto: Assessoria de Comunicação da Inovatec UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59153

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes