RU servirá arroz sem defensivos agrícolas produzido por agricultores da região

O restaurante da UFSM adquiriu três toneladas dessa variedade de arroz, que é fruto de um projeto liderado pelo Grupo de Pesquisas em Arroz Irrigado

Representantes do projeto e colaboradores entregam o arroz adquirido para a direção e funcionários do Restaurante Universitário

Produzido com auxílio de projeto da UFSM, sem a adição de substâncias agressivas ao meio ambiente e fruto da agricultura familiar regional: essa será a variedade de arroz servida no Restaurante Universitário (RU) no dia 28 de julho, Dia do Agricultor. A ação possui o intuito oportunizar à comunidade acadêmica a experiência do consumo de um alimento nutritivo e sustentável.

Liderado pelo Grupo de Pesquisas em Arroz Irrigado (GPai) da UFSM, o projeto chamado Arroz Sem Defensivos Agrícolas visa a aumentar a renda adquirida pelos agricultores da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e atender a demanda de interesse no consumo de produtos sem defensivos com valor abaixo do mercado. A iniciativa ainda busca: produzir tecnologia e conhecimento técnico para, futuramente, ser utilizado por outras instituições; auxiliar na aplicação direta na lavoura; acompanhar a colheita e a venda do cereal, que atualmente ocorre na Polifeira do Agricultor e no armazém da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Rural dos Agricultores Familiares de Santa Maria (Coopercedro). Ao todo, o RU adquiriu três toneladas de arroz do projeto.

A agricultura familiar, além de produzir grande parte dos alimentos que abastecem uma região, gera renda para o município onde está estabelecida. De acordo com um levantamento feito pelo Censo Agropecuário 2017, a agricultura familiar empregava mais de 10 milhões de pessoas em setembro daquele ano, o que representa 67% do total de pessoas ocupadas na agropecuária. A produção do Arroz Sem Defensivos Agrícolas auxilia a economia regional e não prejudica a saúde do agricultor, já que não usa agrotóxicos.

O decreto Nº 8.473, de 22 de junho de 2015, estabelece no âmbito da Administração Pública Federal que restaurantes universitários devem servir, anualmente, 30% do total de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar. A empresa terceirizada que atua no preparo dos alimentos no restaurante da UFSM, ISM Alimentos e Serviços, identificou que poderia potencializar a ação do projeto do GPai e valorizar a agricultura familiar regional, servindo o arroz produzido na Quarta Colônia para o público acadêmico. O RU serve, aproximadamente, 10 mil refeições por dia, nas quais são consumidos 350 kg de arroz polido e 150 kg de arroz integral.

Com o apoio na comercialização realizada pelo projeto de extensão Polifeira do Agricultor, da UFSM, o Arroz Sem Defensivos Agrícolas está em contato com organizações locais, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), o Instituto Riograndense do Arroz (Irga), o Grupo Meta de Desenvolvimento Agrícola de Agudo, a Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal), as prefeituras de Dona Francisca e Faxinal do Soturno e a Coopercedro. Cada uma dessas organizações desempenha um papel específico para que o alimento chegue à mesa dos consumidores.

Onde comprar – Para consumidores interessados, o Arroz Sem Defensivos Agrícolas está disponível no Armazém Coopercedro, na Praça Saturnino de Brito, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30min e das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. Também é vendido na Polifeira, nas terças-feiras, na Avenida Roraima (entre a Faixa Velha e a Faixa Nova de Camobi), das 7h às 12h30min; nas quintas-feiras, no Largo do Planetário, das 12h às 17h30min.

Texto: assessorias de comunicação do RU, da Polifeira do Agricultor e do Colégio Politécnico