Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégio Politécnico promove mesa-redonda sobre envelhecimento e demências

A atividade foi promovida pelo Curso Técnico em Cuidados de Idosos, que é um dos cinco cursos nessa área no Brasil



A mesa do evento foi constituída por Cristiani Trentin, Daielle Marion, Liane Kipper e Rejane Frozza (da esq. para a dir.). Foto: Cristine Michelin

O Curso Técnico em Cuidados de Idosos do Colégio Politécnico promoveu, no dia 11 de julho, uma mesa-redonda com a temática “Como você gostaria de ser cuidado(a)? Reflexões sobre envelhecimento e demências”. O evento foi realizado no auditório do colégio e ocorreu durante toda a manhã. Durante a abertura, após a manifestação do vice-diretor do colégio, professor Moacir Bolzan, a mesa foi composta pela psicóloga Daielle Marion, pelas docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Rejane Frozza e Liane Mahlmann Kipper e pela farmacêutica Cristiani Silveira Netto Trentin.

Em um primeiro momento, a professora Liane falou sobre o Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc, que em sua área de interesse busca a otimização e melhoria de processos organizacionais na área da saúde. Em complemento a essa pesquisa, a professora Rejane discorreu sobre a inovação em saúde, abordando o projeto de utilização de um sistema inteligente para auxílio na avaliação e intervenção de doenças e demências.

Na sequência, a farmacêutica Cristiani, especialista em gerontologia, falou sobre os cuidados com o medicamento dos idosos, que – pela maior vulnerabilidade nessa fase da vida – devem ser redobrados. Por fim, a psicóloga Daielle abordou a temática principal da mesa-redonda, “Como você gostaria de ser cuidado quando envelhecer?”, e contou um pouco sobre como atua nessa área. Além disso, apresentou dados sobre o número de idosos no país: em Santa Maria a estimativa é de 39.240, com um número de cuidadores considerado baixo, tendo em vista a demanda.

Mediado pela professora Danize Rizzeti, um momento para dúvidas e curiosidades direcionado para as quatro palestrantes ocorreu após o final das palestras, proporcionando um aprendizado maior aos participantes (sejam eles cuidadores, psicólogos, enfermeiros ou profissionais de outras áreas), em razão das diferentes abordagens que foram utilizadas no evento.

No turno da tarde, a coordenadora substituta Cindy Menezes Silva e a coordenadora dos laboratórios de simulação prática em saúde, Vanúzia Sari, acompanharam as convidadas em uma visita aos laboratórios do Curso Técnico em Cuidados de Idosos, com o objetivo de integrar e conhecer a metodologia e a proposta de ensino no colégio.

O Curso Técnico em Cuidados de Idosos, oferecido pelo Colégio Politécnico da UFSM, tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar nos aspectos físicos, mentais, culturais e sociais do idoso, com atuação profissional humanizada e ética. Esse é um dos cinco cursos da área no Brasil e um dos dois do estado do Rio Grande do Sul. Dentre eles, apresenta a maior carga horária e conta também com estágios obrigatórios sob a supervisão de equipes multidisciplinares.

Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59190

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes