Festival Internacional de Inverno tem início em Vale Vêneto

A 37º edição do evento é a primeira a ser realizada presencialmente desde o começo da pandemia de Covid-19, em 2020

No último domingo, dia 24 de julho, ocorreu a abertura do 37º Festival Internacional de Inverno da UFSM (FIIUFSM) e da Semana Cultural Italiana, em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine. Para iniciar o Festival, o estúdio de trompete da Universidade fez uma performance musical na Igreja Matriz da localidade, onde os responsáveis pela cerimônia e a vice-reitora da instituição, Martha Adaime, se manifestaram.

Em 2022, o FIIUFSM está dividido em quatro tipos de ações: oficinas de música, com aulas de de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone, percussão, piano e educação musical; concertos abertos ao público, que devem acontecer durante toda a semana gratuitamente; oficinas gratuitas de musicalização para crianças, orientadas por acadêmicos de Música da UFSM, diariamente às tardes. Para participar, é preciso se inscrever na Secretaria do Festival; e curso de formação continuada em música para professores de educação infantil, ministrado por professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, para docentes que trabalham com crianças de zero a cinco anos. Para obter mais informações sobre as atividades do Festival e sua programação completa, acesse aqui.

Dentre os alunos inscritos para as oficinas e demais ações da semana, há integrantes de diversas localidades do país, como de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Salvador. Além de brasileiros, o FIIUFSM conta com a presença de músicos da Argentina, do Uruguai, do Paraguai, da Alemanha e dos Estados Unidos.

O caráter internacional do Festival também se faz presente na organização do evento, composta pela comunidade de Vale Vêneto e a Universidade da Georgia (EUA), além da Federal de Santa Maria.

O Coordenador Geral do Festival, Guilherme Garbosa, explica que, neste ano, o limite de inscritos para as atividades está reduzido devido às restrições sanitárias da Covid-19. Em outras edições, o número de participantes chegava a 200 pessoas e nesta o máximo permitido foi 80. Bortoluzzi destacou ainda que a 37º edição é a primeira a ter ações presenciais, após dois anos em que o evento aconteceu de forma remota.

Democratização do acesso à música

Durante a abertura do evento, a Vice-reitora da UFSM ressaltou o papel social do Festival de Inverno, de inserir a música à população local: ‘’ele [FIIUFSM] democratiza o acesso à música nas comunidades. […] A troca que existe, de conhecimento, acontece com todos alunos que vêm de fora e os nossos alunos, o que é importante para formação profissional e pessoal deles.’’

Para além do impacto que o Festival de Inverno e a Semana Cultural devem causar nos 80 alunos inscritos, a comissão organizadora revelou que mais de 20 mil pessoas devem visitar o distrito de São João do Polêsine, entre os dias 24 e 31 de julho.

Programação da Semana Cultural Italiana

Somando-se à programação artística do Festival de Inverno, a 37º Semana Cultural Italiana contará com desfiles típicos, lançamento de livros, feira de produtos coloniais e artesanais, mateadas, apresentações musicais, missas e refeições tipicamente italianas, ao longo de todos os dias de evento. Confira aqui a programação completa.

Confira alguns registros da abertura:

Texto: Laurent Keller, estudante de jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alícia Pontelli Flores, estudante de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista