Agittec fecha o décimo contrato de licenciamento de tecnologia patenteada pela UFSM

O contrato foi a assinado com a Auftek, para a comercialização de um novo dispositivo e método para análise de amostras

A Coordenadoria de Transferência de Tecnologia, órgão da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), fechou um novo contrato de licenciamento para a UFSM. O documento, que viabiliza a utilização de duas tecnologias desenvolvidas na instituição, foi assinado junto à empresa Auftek, incubada na Pulsar Incubadora da UFSM. Este é o décimo licenciamento feito pela agência. O número desses repasses de tecnologia tem apresentado crescimento significativo na instituição durante os últimos anos.

Dessa vez, aconteceu algo inédito na agência: um licenciamento de duas tecnologias para a Auftek, empresa incubada na UFSM. O projeto contou com a parceria da incubadora da UFSM, por intermédio do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (Gepoc) e pelo Centro de Pesquisa e Intensificação, Integração e Inovação de Processos (3i), sob a orientação dos professores Leandro Michels e Juliano Barin, respectivamente.

Foram duas tecnologias licenciadas. A primeira chama-se “Dispositivo e método para análise de amostras”, que foi denominada como μTower. A segunda tecnologia desenvolvida é um dos elementos da μTower, que é denominada “Dispositivo e processo para troca de calor e homogeneização de misturas em tubos de ensaio” e realizará a agitação magnética do fluido que garantirá a análise microbiológica.

A μTower é o primeiro dispositivo brasileiro desenvolvido para identificar e monitorar o crescimento microbiano, além de possibilitar a obtenção da contagem total de bactérias na amostra. Esse equipamento busca reduzir o tempo de análises microbiológicas de dias para horas. O aparelho pode medir, por exemplo, os níveis de contaminação por salmonela em amostras de farinhas em menos de 24 horas e a contagem bacteriana total (CBT) de amostras de leite in natura em até 8 horas. Além disso, a aplicabilidade desse método pode ser estendida a outros segmentos da microbiologia, como para a análise da qualidade de bioinsumos, segurança biológica em frigoríficos e detecção rápida de doenças bacterianas em pacientes hospitalares, entre outros.

A Auftek Tecnologia é uma startup incubada na Pulsar, especializada em desenvolvimento de instrumentação para análise microbiológica. Sua principal área de atuação é a indústria alimentícia, com ênfase em redução de perdas, automatização e simplificação de análises microbiológicas com um diagnóstico rápido.

Os dispositivos foram produzidos em âmbito universitário. De acordo com o CEO da Auftek, Adriano Jaime, a UFSM auxiliou em todo o processo de criação das tecnologias através da doação de equipamentos e utilização de laboratórios. “Sem a universidade nós não conseguiríamos nem desenvolver a tecnologia base que nos levou à criação destes produtos”, completa o CEO.

Um licenciamento de tecnologia formaliza o direito de outra pessoa ou empresa comercializar um dispositivo e é um processo que envolve a Agittec como um todo. A Coordenação de Propriedade Intelectual da Agittec auxilia os pesquisadores desde o início do processo e fornece assistência de pesquisa de estado da técnica, para determinar se uma tecnologia atende aos requisitos de patenteabilidade, até o pedido de patente. Uma vez depositado, o processo será acompanhado por 20 anos de proteção técnica para revisão e cumprimento de todas as exigências publicadas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Concomitantemente a esse processo, a Coordenadoria de Transferência Tecnológica é encarregada de definir a melhor estratégia para transferir a tecnologia à sociedade, por meio de possíveis empresas interessadas, e assim aproximar a universidade do mercado.

Com os licenciamentos aprovados, a Auftek ganha o direito exclusivo para comercializar as novas tecnologias desenvolvidas. Para Jaime, a aprovação tem uma importância estratégica. “É fundamental. Nós entramos no mercado com os produtos, onde somente nós podemos comercializá-los. Esse licenciamento define o futuro da empresa sobre um produto que foi desenvolvido dentro da UFSM”.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Agittec.