Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM sediará Festival Paralímpico em setembro

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 150 pessoas no evento



A cidade de Santa Maria, através da UFSM, será uma das 96 cidades de todo o Brasil que irá receber o Festival Paralímpico, em setembro deste ano. O evento é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e a organização local está a cargo do NAEEFA (Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada) e do Centro de Educação Física e Desportos.

A proposta é que cada cidade sede disponibilize a prática de três modalidades esportivas. Na UFSM será oferecido basquete em cadeira de rodas, voleibol sentado e atletismo. Os esportes escolhidos são baseados na estrutura que a universidade possui e nos projetos que já vinham sendo desenvolvidos pelo NAEFA. As modalidades serão oferecidas para todos os participantes do Festival Paralímpico, para que possam ter a experiência de jogar basquete em uma cadeira de rodas, e vôlei sentado, por exemplo. As atividades de atletismo serão realizadas na nova pista da Instituição.  

O festival será gratuito e além da prática das atividades esportivas prevê momentos de integração entre os participantes. Para a professora e coordenadora do NAEFA, Luciana Palma, “o mais importante é a vivência prática nas modalidades que são desenvolvidas na UFSM”. Todas as pessoas presentes no festival poderão transitar entre as modalidades durante toda a manhã. 

Festival Paralímpico é espaço de experimentação

O Festival Paralímpico está marcado para o dia 24 de setembro, das 8h às 12h. A data escolhida para o evento é alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). A iniciativa tem a finalidade de proporcionar a crianças e adolescentes com e sem deficiência (até 20% das vagas) a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. 

Podem se inscrever para participar pessoas com deficiência intelectual, física, sensorial, auditiva. Além disso, a organização local do evento destaca que toda a comunidade pode participar, pois o objetivo maior é promover a experimentação esportiva para pessoas com e sem deficiência, para que possam conhecer os esportes paralímpicos.

Aqueles que desejarem participar devem solicitar um cadastro/inscrição através do e-mail naeefacefd@gmail.com, até o dia 05 de agosto (05/08). Os dados solicitados serão enviados para o Comitê Paralímpico Brasileiro. Inscrições também poderão ser realizadas no dia do evento, presencialmente.

A expectativa é que cerca de 150 pessoas, entre participantes das modalidades, familiares e demais inscritos, participem do Festival. Luciana Palma afirma ainda que “a motivação do grupo de professores e dos monitores é muito grande e estamos pensando em oferecer o melhor possível, a melhor experiência em cada uma das modalidades. Queremos motivar o pessoal para todos estarem aqui!’’.

 

Texto e foto de capa: Mariane Machado da Silva, estudante de jornalismo e voluntária na Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59234

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes