UFSM assina acordo de cooperação técnica com Exército Brasileiro

O acordo objetiva ampliar a parceria em projetos de ciência e tecnologia realizados pelas instituições

A Universidade Federal de Santa Maria assinou, na manhã desta quarta-feira, dia 03 de agosto, um acordo de cooperação técnica com o Exército Brasileiro (EB). A assinatura visa formalizar e ampliar a parceria em ciência e tecnologia de projetos comuns, que envolvem  pesquisa e desenvolvimento, gerando inovação aplicada em produtos, serviços e processos.

A parceria entre UFSM e EB é antiga e o trabalho em conjunto já resultou em casos de sucesso para a nação, como, por exemplo, no projeto do Sistema ASTRO, um sistema integrado de simulação para o Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área, com tecnologia 100% nacional, e, também, com o Dispositivo de Simulação e Engajamento Tático(DSET) do centro de Adestramento-Sul, que simula, por meio de feixes laser, a trajetória balística da munição e o acerto do impacto, permitindo o engajamento de alvos estacionários ou em movimento, assim como o duelo entre blindados.

O Reitor da UFSM, Luciano Schuch, destacou a importância do acordo para a universidade e para o país: “Nós aprendemos durante os anos, através de parcerias, não só com o exército, mas com a iniciativa privada, que temos que desenvolver projetos em conjunto. As equipes têm que trabalhar juntas, porque o conhecimento sobre a tecnologia é absorvido durante o desenvolvimento. Esse é o modelo que nós desenvolvemos e que dá certo. Tem que ter academia, tem que ter o demandante e, se possível, tem que ter quem vai produzir. Dessa forma, alcançamos o sucesso e conseguimos fortalecer a indústria nacional. Estamos buscando solucionar  problemas reais”.

O coordenador da Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Professor César Gabriel dos Santos, salientou as oportunidades de aprendizado que a parceria proporciona: “Este acordo formaliza uma atividade que nós estamos desenvolvendo há muitos anos com o exército. Para nós, está sendo uma experiência muito boa. Os professores estão conhecendo novos sistemas mecânicos, novos materiais que não estão disponíveis comercialmente, e isso tem gerado um ganho muito grande de conhecimento e realização de trabalhos práticos para os estudantes, em solucionar problemas reais de engenharia”.

A vice-diretora do Centro de Tecnologia, Tatiana Cureau, destacou a importância de dar continuidade ao trabalho conjunto entre as partes: “A parceria do Centro de Tecnologia com o Exército é longa, e é muito importante continuar e  cada vez mais complementar e fortalecer os esforços, porque, além de ser um ganho para o exército, é para nós da academia, para os alunos. Assim, conseguimos unir a demanda da sociedade com tudo aquilo visto na teoria dentro da sala de aula”.

O acordo de cooperação foi assinado pelo Reitor, Luciano Schuch, e também pelo General de Divisão do Exército, Tales Villela. Além deles, estiveram presentes na reunião a vice-diretora do Centro de Tecnologia, Tatiana Cureau, o Pró-reitor de Planejamento da UFSM, Rafael Lazzari e também o coordenador do projeto, professor, César Gabriel dos Santos, além de representantes do Exército Brasileiro.

Texto: Ascom Gabinete do Reitor UFSM