Estudantes de Medicina Veterinária realizam campanha de vacinação antirrábica

Cerca de 10 mil vacinas foram aplicadas e uma nova ação está prevista para o final de agosto

Neste final de semana, dias 6 e 7 de agosto, estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFSM promoveram uma campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. A aplicação da vacina foi feita em 26 postos espalhados por diversos bairros da cidade. Além de fazer a vacinação nos postos, havia a opção de vacinar os animais a domicílio.

Para Cássia, tutora dos gatos Sirius e Andrômeda, a iniciativa é muito importânte. “Eu acho muito bom e útil ter isso, ter acesso fácil a esse tipo de coisa ainda mais por um preço bom. Ter essa essa sensibilidade também mostra cuidado com os bichinhos, tanto nosso, quanto de quem fez a iniciativa”, afirma ela.

A vacina antirrábica deve ser feita anualmente em cães e gatos domésticos, a partir de 3 meses de idade completos, contudo, as fêmeas gestantes não devem ser vacinadas. O valor de cada dose aplicada pelos estudantes era de R$15; em atendimentos a domicílio, R$18. Para casas com mais de 5 animais a serem vacinados, foi cobrado R$15 por dose. A média de aplicação de vacina antirrábica em clínicas veterinárias privadas é de R$60.

A campanha de vacinação contra raiva é organizada pelos semestres finais do curso de Medicina Veterinária, com o objetivo de arrecadar fundos para a cerimônia de formatura e, também, manter a circulação do vírus sob controle. Devido às ações realizadas em todo país, o Brasil passou de 1.200 casos de cães positivos para raiva, no ano de 1999, para 11 casos em 2020. Nesta campanha realizada em Santa Maria, cerca de 10 mil doses foram aplicadas.

Os organizadores da iniciativa alertam que, mesmo controlada, a doença merece atenção, já que é uma zoonose, ou seja, uma doença que circula entre animais e pode ser transmitida também a humanos, sendo uma problemática de saúde pública. Em mamíferos afetados, sua letalidade é de aproximadamente 100%, inclusive em pessoas. Outro fato que revela a necessidade de manter a cobertura vacinal é o recente falecimento de um jovem de 18 anos em decorrência da Raiva Humana, no Distrito Federal, em julho deste ano.

A campanha dos estudantes é realizada ao menos uma vez por ano, com exceção dos últimos dois anos, por conta da pandemia de Covid-19. Uma outra iniciativa está sendo planejada ainda para o mês de agosto, em locais a serem divulgados posteriormente.

Texto: Ana Laura Iwai, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alícia Flores Pontelli, estudante de desenho industrial, bolsita da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista