Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo módulo para a Plataforma de Defesa Sanitária Animal do estado será desenvolvido por projeto do Colégio Politécnico da UFSM

O objetivo é promover a certificação sanitária animal do estado de forma rápida, transparente e segura



Em assembleia geral extraordinária, conselheiros do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul aprovaram a liberação de R$ 564 mil para o desenvolvimento de um novo módulo para a Plataforma de Defesa Sanitária Animal do estado (PDSA-RS). 

Lançada em setembro de 2020, através de um acordo de cooperação técnica, a PDSA-RS foi desenvolvida por pesquisadores do Colégio Politécnico da UFSM, com o objetivo de levar agilidade aos profissionais envolvidos na certificação sanitária animal do estado. Coordenado pelo professor Alencar Machado, o projeto tem a intenção de proporcionar a organização sistêmica das atividades e garantir o desenvolvimento e proteção sanitária das atividades de produção.

Nessa nova etapa, será possível a emissão de Declaração de Trânsito de Animais Mortos e Resíduos da Pecuária, entre outros serviços relacionados ao descarte de animais, por meio de um sistema informatizado específico. Os módulos da plataforma permitem o acompanhamento de todo o processo em tempo real, garantindo celeridade, rastreabilidade e confiabilidade na certificação. Seguindo os requisitos da Instrução Normativa 48 do Ministério da Agricultura, que trata sobre o tema de destinação de animais mortos (não abatidos) em granjas ou propriedades rurais, a ferramenta vem gerando resultados positivos para a relação entre os produtores, as indústrias e o estado.

Módulos disponíveis na Plataforma (Imagem: Fundesa-RS)

 

Outras iniciativas

O grupo também atuou no desenvolvimento de uma plataforma de certificação online de granjas avícolas, através de uma parceria público-privada da Universidade com o Fundo de  Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (Fundesa/RS), a Superintendência Federal  de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Rio Grande  do Sul (SFA-RS) e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural  (Seapdr). 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59400

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes