3,6 mil crianças receberão livros infantis entregues pelo Geoparque Quarta Colônia

Repasse das edições para as prefeituras contou com representantes dos municípios do território

Representantes dos municípios recebem dos autores os livros infantis que serão distribuídos para as crianças da Quarta Colônia (foto: Cleusa Jung/Prefeitura de Faxinal do Soturno)

O Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco realizou a entrega de duas obras infantis na tarde de terça-feira (16). O evento aconteceu no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa) da UFSM, em São João do Polêsine. Na ocasião, os titulares das secretarias de Educação e outros representantes dos municípios do território receberam a versão impressa dos livros Uma Menina Esquisita Chamada Dina e A Dinossaura Gnathovorax Azul, de autoria da professora do Centro de Educação Sueli Salva e dos ilustradores Bruna Dotto e Guilherme Gomes, do curso de Desenho Industrial. Foram entregues 7.224 cópias, que beneficiarão 3.612 estudantes do 1° ao 5° ano nos nove municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana. Cada criança receberá as duas edições.

A diretora do Geoparque, Jaciele Sell, lembrou a importância da colaboração entre os diversos atores da Quarta Colônia e destacou que a viabilização das impressões foi um esforço conjunto a partir da articulação do Geoparque, e que só foi possível devido à união entre todos os envolvidos. As obras foram produzidas pelo Cappa em parceria com o Laboratório de Experimentação em Jornalismo (LEX) e a Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

O presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), Clóvis Montagner, lembrou aos presentes a importância desse tipo de ação. “São mais de 3,6 mil crianças que receberão os livros e, em casa, desempenharão um papel multiplicativo, pois compartilharão as histórias com a família e os amigos”.

As duas histórias são ambientadas na região (Dora vive em São João do Polêsine e a história da Gnathovorax azul é ambientada onde hoje é a Quarta Colônia). Para a autora, Sueli Salva, as narrativas buscam instigar nos leitores o interesse pelo universo científico ao mesmo tempo que despertam o imaginário infantil a partir do espaço onde vivem. Nesse sentido, a professora dos cursos de Comunicação e coordenadora do LEX, Laura Storch, aproveitou para destacar a atuação dos ilustradores. Bruna Dotto e Guilherme Gomes são naturais da região e a vivência local foi um diferencial que agregou na produção artística das obras.

A coordenadora da Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp), Elisângela Mortari, foi outra professora dos cursos de Comunicação que participou do projeto. Ela lembrou aspectos da diversidade presentes nos dois livros: “são duas protagonistas, uma menina e uma dinossaura – uma dinossaura azul – que permitem passar uma mensagem de empoderamento feminino e pluralidade”. Para o paleontólogo do Cappa, Flávio Pretto, essa mudança de paradigmas iniciou ainda na fase de planejamento das publicações, que se deu integralmente de forma remota, devido ao isolamento imposto pela pandemia de Covid-19. Inicialmente relutante com o uso de um nome complexo como “Gnathovorax” no título de um livro infantil, Pretto se convenceu que o encantamento dos jovens leitores poderia se dar justamente pelo estranhamento que a palavra causa num primeiro momento.

Acesso universal – As versões impressas de Uma Menina Esquisita Chamada Dina e A Dinossaura Gnathovorax Azul tiveram edição limitada exclusiva para alunos da rede básica de ensino do território da Quarta Colônia, pois as publicações foram viabilizadas com recursos próprios dos municípios, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No entanto, as duas histórias estão disponíveis gratuitamente na internet desde maio de 2022, quando foram lançadas em formato digital na 49º Feira do Livro de Santa Maria. Os e-books fazem parte da Série Extensão da PRE.

Texto: Assessoria de Comunicação do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco