Simpósio sobre promoção de saúde e prevenção ao suicídio terá participação de professora da UFSM

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de setembro

Acontece entre os dias 8,9 e 10 de setembro o 1º Simpósio Pega Leve, que tem como objetivo refletir sobre a promoção de saúde mental e prevenção ao suicídio no ambiente universitário. O evento será online e gratuito, com transmissão pelo Youtube, exceto a roda de conversa que contará com o limite de 100 inscritos.

O Simpósio é uma promoção do Projeto Pega Leve, uma ação de extensão da UFRGS, que contará com a participação de representantes de diversas instituições do estado. Serão apresentadas palestras e debates com profissionais de diversas áreas da saúde e uma roda de conversa.

Em cada um dos dias do evento, serão trabalhados temas específicos relacionados à saúde mental, sendo eles: Promoção de Saúde (08 de setembro), Prevenção ao Suicídio (09 de setembro) e Promoção da Vida (10 de setembro).

A professora do curso de Enfermagem da UFSM, Daiana Foggiato de Siqueira, participará do primeiro dia do evento, com a palestra “Ações de promoção da saúde mental: experiências de um Grupo de Pesquisa”.

Os interessados em participar do Simpósio devem realizar inscrição pelo site até o dia 07 de setembro. Haverá certificado para as pessoas que participarem do evento.

Programação Completa

Dia 8 de setembro – Eixo Promoção de Saúde
18:00: “Ações de promoção da saúde mental: experiências de um Grupo de Pesquisa” – Prof. Dra. Daiana Foggiato de Siqueira (Enfermeira, docente do curso de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.)

19:30: “Promoção de Saúde Mental na Universidade: desafios e possibilidades” – Dra. Flávia Wagner (Psicóloga, técnica do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul._

20:50: “Sofrimento psíquico na universidade: o que faz adoecer e como enfrentar?” –  Prof. Dra. Angela Helena Marin (Psicóloga, docente do curso de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dia 9 de setembro – Eixo Prevenção do Suicídio
18:00: “Estratégias para prevenir o suicídio” – Prof. Dr. Ives Cavalcante Passos (Médico Psiquiatra, docente do curso de Medicina e do Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento. Coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).)

19:00 “O que sabemos sobre o impacto das campanhas de prevenção de suicídio?” – Prof. Dr. Pedro Vieira da Silva Magalhães (Médico Psiquiatra, docente do curso de Medicina e do Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento.)

21:00: “Como os fatores institucionais podem atuar frente a cultura de prevenção ao suicídio no ambiente acadêmico” – Prof. Dra. Simone Hauck (Médica Psiquiatra, docente do curso de Medicina e do Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento.) e  Me. Daniel Arenas (Médico Psiquiatra e mestre em Psiquiatria e Ciências do Comportamento.)

Dia 10 de setembro – Promoção da Vida – Roda de Conversa
09:00: Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio – 60 anos do Centro de Valorização a Vida – CVV. –Voluntários do CVV Porto Alegre