Docente da UFSM é eleito vice-coordenador de Comitê Técnico da Farmacopeia Brasileira

A Farmacopeia Brasileira estabelece os requisitos mínimos de qualidade para insumos farmacêuticos, medicamentos e produtos para a saúde da população

Na primeira reunião presencial anual do Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos (CTT-IF) da Farmacopeia Brasileira, que aconteceu em Brasília, nos dias 11 e 12 de agosto, o professor do Departamento de Química/CCNE da UFSM, Érico Marlon de Moraes Flores, foi eleito vice-coordenador do CTT-IF.

O professor Érico tem atuado há mais de duas décadas na Farmacopeia Brasileira, sempre participando como membro titular do Conselho Deliberativo e de Comitês Técnicos-Temáticos. São nesses espaços que são definidos os critérios e procedimentos para o controle de qualidade de fármacos e de adjuvantes comercializados no Brasil.

Para Érico, essa nomeação reflete o protagonismo e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da UFSM, em especial para o estabelecimento dos métodos analíticos e dos padrões de qualidade dos fármacos comercializados no país.

Juntamente com Érico, o professor do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, Juliano Smanioto Barin e a professora do Departamento de Farmácia Industrial da UFSM, Clarice Madalena Bueno Rolim, também participam como membros de outros CTTs da Farmacopeia Brasileira.

Farmacopeia Brasileira

A Farmacopeia Brasileira é o Código Oficial Farmacêutico seguido no Brasil, que teve sua primeira edição em 1929. Tem como função principal estabelecer os requisitos mínimos de qualidade de medicamentos e outras formas farmacêuticas para uso em saúde. Esta entidade pertence à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Os colegiados da Farmacopeia Brasileira têm por objetivo assessorar a ANVISA na revisão e atualização periódica dos compêndios e produtos da Farmacopeia Brasileira. A participação nos Comitês Técnicos Temáticos da Farmacopeia Brasileira é considerada atividade de relevância pública e não remunerada.

Com informações de Érico Flores