Formatura Institucional Integrada do Campus de Palmeira das Missões será neste sábado

O evento deste fim de semana marca o retorno das colações de grau presenciais no campus, as quais não ocorriam desde janeiro de 2020

Neste sábado (20), será realizada a 3ª Formatura Institucional Integrada do Campus da UFSM em Palmeira das Missões, no formato presencial. A solenidade, que contará com a presença do reitor Luciano Schuch, será no Centro Cultural de Palmeira das Missões. Às 17h, acontece a colação de grau dos 38 Formandos da 11ª turma do curso de Enfermagem. Em seguida, às 19h30min, será a vez dos formandos da 15ª turma do curso de Administração, 7ª turma do curso de Ciências Econômicas; 9ª turma do curso de Nutrição e 17ª Turma do curso de Zootecnia, totalizando mais 30 futuros profissionais formados.

Ao todo, serão 68 estudantes que vão colar grau em mais esta edição da formatura institucional integrada presencial do Campus da UFSM em Palmeira das Missões. A primeira aconteceu no dia 24 de agosto de 2019. Desde então, todas as solenidades presenciais de formatura da UFSM acontecem no formato institucional e integrado sem nenhum custo para os formandos. A segunda formatura neste formato aconteceu no dia 18 de janeiro de 2020. Desde então, as solenidades precisaram ser suspensas no formato presencial devido à pandemia de Covid-19, sendo retomadas a partir de agora.

De acordo com diretor em exercício do campus, professor Daniel Graichen, a Formatura Institucional Integrada deste sábado representa uma reconexão entre a universidade e as famílias dos estudantes. “Estes jovens chegam até nós como estudantes e saem daqui como profissionais, em uma jornada que demandou esforço por parte dos estudantes, demandou ações da universidade, além de apoio e compreensão por parte dos familiares. Por dois anos estivemos unidos apenas de maneira virtual, realizando formaturas sem a presença destes elos fundamentais na jornada formativa dos estudantes aqui na instituição. Receber os familiares dos formandos, no momento em que eles são entregues para a sociedade como profissionais é a reafirmação do papel da UFSM como transformadora de realidades”, conclui Graichen.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões