Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exposição de fósseis marcou o Dia do Patrimônio Histórico em Restinga Seca

Cappa marcou presença com diversas réplicas de fósseis pré-históricos



As peças cedidas pelo Cappa foram uma atração para o público que compareceu na antiga estação férrea de Restinga Seca

O final de semana marcou a celebração do patrimônio cultural no Rio Grande do Sul. As atividades promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura fazem alusão à data nacional, comemorada em 17 de agosto. A temática deste ano foi “Patrimônio cultural, cidadania e ética”, buscando ampliar a noção do que são os bens culturais, integrando a comunidade ao debate sobre a preservação patrimonial.

No município de Restinga Seca, integrante da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana, as atividades se concentraram no domingo (22), na estação férrea. Entre os destaques, estiveram a exposição “Aquarelas Quarta Colônia” e a Mostra Paleontológica, realizadas em parceria com o artista Dilson Nicoloso Cecchin, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa) da UFSM e o Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco. Tanto o artista quanto o Cappa cederam peças para serem expostas à população.

O Dia do Patrimônio contou também com visita técnica à estação, demonstração da indumentária e encilha gaúcha, mostra do Sport Club Secco – tradicional clube de futebol restinguense – e exposição sobre Iberê Camargo, pintor, professor e gravurista com projeção internacional e natural do município.

A diretora de Cultura e Turismo de Restinga Seca, Thais Danzmann Chaves destacou, ainda, a presença do mascote do município, o Cão Bidú, personagem que surgiu a partir de um projeto de extensão da UFSM junto ao Geoparque Quarta Colônia. “Esse personagem saiu do material produzido na Quarta Colônia e, hoje, é um cãozinho maquinista que é o nosso mascote.”

A exposição das aquarelas também foi um demonstrativo de integração: Cecchin emprestou as pinturas que retratam Restinga Seca e mais oito obras referentes a cada um dos demais municípios da Quarta Colônia.

Para os próximos anos, Thais comenta que a ideia é reforçar a parceria junto ao Cappa, de modo a também construir um acervo paleontológico próprio para Restinga Seca.

Texto: Assessoria de Comunicação do Geoparque Quarta Colônia

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59461

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes