UFSM e ALGcom fecham acordo para desenvolvimento de provas de conceito de novas soluções na área de antenas 5G

A colaboração visa desenvolver novas soluções, tecnologias e produtos na área das antenas 5G

Alunos do curso de Engenharia de Telecomunicações trabalhando no projeto

A UFSM irá desenvolver provas de conceito de uma antena na faixa de frequência de 3.5 GHz do 5G. O projeto faz parte de um acordo firmado entre a Universidade e a empresa ALGcom e será desenvolvido pelo Curso de Engenharia de Telecomunicações. A iniciativa receberá o aporte financeiro de cerca de R$100 mil.

Para a coordenadora do projeto, a professora de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Elétrica, Candice Müller, a proximidade entre a ALGcom e os docentes do curso de Engenharia de Telecomunicações da UFSM facilitou a parceria entre a empresa e o curso para o desenvolvimento de pesquisas. Essa colaboração visa desenvolver provas de conceito de novas soluções na área de antenas para 5G, que são o primeiro passo no desenvolvimento de novas tecnologias e novos produtos.

O 5G e as tecnologias futuras exigem altas taxas de transferência de dados que são obtidas, dentre outros fatores, com a operação em faixas de espectro cada vez mais amplas. Isso requer antenas que operem em banda larga e antenas inteligentes, com capacidade de direcionar a energia na direção do usuário. Candice explica desafios que se impõem neste cenário: desenvolver elementos que operem em banda larga e que possuam dimensões reduzidas, de modo que possam operar em forma de arranjo de antenas, controlado por um algoritmo de beamforming – uma técnica de processamento de sinal que permite concentrar a energia na direção dos dispositivos e usuários. Para a coordenadora do projeto, a colaboração entre a UFSM e a ALGcom está alinhada na busca por desenvolver soluções para estas questões

Quem realizará a prova de conceito são docentes e alunos do curso de Engenharia de Telecomunicações, vinculados ao Departamento de Eletrônica e Computação da UFSM. O Departamento atua em diferentes áreas tecnológicas e atende os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações, Ciência da Computação, entre outros. A parceria envolve, também, os alunos Augusto Pitol e Mário Arigony que atuam na empresa parceira na realização de estágios curriculares obrigatórios e o egresso do curso, Christian Barth, que atua na área de P&D da ALGcom.

A pesquisa que será desenvolvida permite aplicar a teoria vista nas disciplinas do curso na busca de soluções práticas, técnicas e economicamente viáveis de serem implementadas, além de proporcionar uma experiência importante aos alunos envolvidos no projeto. “A parceria traz benefícios tanto para o curso como para a empresa. Os alunos do curso são beneficiados não somente pelas bolsas previstas no projeto, mas especialmente pela experiência em desenvolver atividade de pesquisa aplicada, com olhar acadêmico, industrial e de mercado”, avalia a professora responsável.

Em um viés de contribuição para a sociedade, o projeto auxilia na formação de recursos humanos especializados, no desenvolvimento tecnológico regional e na integração Universidade-Empresa. De acordo com Candice, espera-se que a iniciativa seja a base para o desenvolvimento de outras soluções que possam, a seu tempo, serem utilizadas para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, pois, “o desenvolvimento tecnológico deve ter como finalidade final contribuir na qualidade de vida das pessoas”, finaliza.

Novas demandas e Prova de Conceito

Recentemente a ANATEL liberou o uso de uma faixa do espectro eletromagnético, na frequência de 3,5 GHz, para uso do 5G, através de processo de licitação, o que gerou a necessidade e a oportunidade de desenvolvimento de novas tecnologias e novos produtos que atendam às demandas de mercado.

Uma prova de conceito é o nome dado à demonstração da possibilidade de validação de uma ideia. Pode ser um produto em si, mas também um modelo de negócio, uma função, uma necessidade do mercado. No contexto da ALGcom, empresa de PD&I de antenas, a liberação de uma nova banda para o 5G gerou um novo nicho de mercado e uma possibilidade de desenvolvimento de novos produtos, como os que serão estudados a partir da parceria com a UFSM.

Com informações e foto da Agittec