UFSM implementa jardim sustentável em escola de Bozano no noroeste gaúcho

No dia 23 deste mês aconteceu a implementação do jardim sustentável do Projeto Flores para Todos na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pio X, em  Bozano, município localizado na Região Noroeste do estado. A ação fez parte da 10ª fase do Projeto Flores para Todos, que está em andamento em todo país.

A escola já havia participado da nona fase do Projeto e agora recebeu a jardinagem para o embelezamento do ambiente escolar, ampliando a participação da instituição na iniciativa. “A Escola São Pio X foi um destaque na nona fase do Projeto Flores para Todos, produzindo gladíolos para o dia das mães sob a orientação dos extensionistas da Emater/RS-Ascar de Bozano”, explica o Professor Nereu Augusto Streck, um dos coordenadores nacionais da Equipe PhenoGlad e do Projeto Flores para Todos.

Nereu esteve na escola com três alunos do Curso Técnico Superior em Agronegócio e integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM. “O empenho e dedicação da escola foi tão excepcional na nona fase que a ampliação do Projeto na instituição foi rápida e com resultados impactantes”, complementa o Professor. “Agora construímos um jardim na frente da escola com base nos princípios de sustentabilidade e preparando os alunos para o enfrentamento das mudanças climáticas e do aquecimento global, como acontece em outras 45 escolas onde o projeto Flores para Todos já atua em vários estados brasileiros”, conclui Streck.

A diretora da Escola, Sandra Maffini, destaca que o projeto Flores para Todos se junta ao projeto “Mãos na Terra”, que foi selecionado para ser apresentado durante a Expointer 2022, que acontece a partir deste final de semana em Esteio/RS. “Os gladíolos que o Projeto Flores para Todos nos trouxe na nona fase para o dia das mães foi um sucesso muito grande e agora o jardim vai ser ainda mais impactante para a comunidade que visita nossa escola, pois está totalmente inserido e harmonizado com a paisagem rural onde estamos localizados, ou seja, nossa escola prepara os estudantes com base na realidade de suas famílias, o que é um diferencial para o futuro dos nossos jovens”, completa Sandra.

A mobilização da comunidade de Bozano foi grande durante a implementação do jardim, que começou cedo de manhã e foi até o final da tarde. Autoridades municipais e regionais prestigiaram  a implementação do jardim, que contou com a presença do prefeito do município de Bozano, secretários municipais, representantes da 36ª Coordenadora Regional de Educação, extensionistas do escritório municipal da Emater/RS-Ascar e representantes do Sicredi.

Projeto Flores Para Todos

Desde o início, em 2018, o Projeto Flores para Todos já alcançou 269 famílias rurais e 45 escolas do campo em 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Confira os números da 10ª fase do projeto Flores para Todos em 8 estados brasileiros:
– Gladíolo: 18 famílias e 5 escolas em 21 municípios;
– Statice: 25 famílias e 6 escolas em 27 municípios;
– Girassol: 17 famílias e 4 escolas em 19 municípios;
– Dália: 5 famílias e 1 escola em 5 municípios.

Com informações e fotos da Equipe PhenoGlad da UFSM e Equipe diretiva da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pio X de Bozano/RS