Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de extensão da UFSM-PM presta Consultoria em Amamentação gratuita em Palmeira das Missões



O Projeto de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, denominado “Consultoria em Amamentação: Práticas Amigas para Proteção, Promoção e Incentivo ao Aleitamento Materno” está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Saúde Materna Infantil (GPESMI) e ao curso de Enfermagem da UFSM-PM. Trata-se de um projeto de extensão que visa promover o aleitamento materno a gestantes e puérperas durante o ciclo gravídico puerperal como estratégia de promoção, prevenção e incentivo ao aleitamento materno. 

A equipe é composta pela professora Giovana Dorneles Callegaro Higashi, coordenadora do projeto; pela docente Priscila Orlandi Barth, professora colaboradora; e por estudantes bolsistas e voluntários dos cursos de Enfermagem e Nutrição. Segundo a coordenadora do projeto, a intenção é prestar suporte para as famílias que passam por esta fase tão importante que é a amamentação. “Sabe-se das diversas evidências sobre os inúmeros benefícios da amamentação para crianças, mulheres, famílias, sistemas de saúde e para a sociedade, a curto e longo prazos. Apesar dos comprovados benefícios da amamentação, sua prática está aquém das recomendações em todo o mundo, por isso, cada esforço em prol da implementação das práticas de aleitamento materno é necessário e urgente”, afirma Giovana.

Dentre as ações do projeto, busca-se: promover espaços dialógicos-reflexivos na comunidade acadêmica e sociedade sobre práticas educativas em prol da promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno; fortalecer o vínculo mãe-filho-família-sociedade-profissionais de saúde durante o ciclo gravídico puerperal; construir, durante as consultorias, estratégias de enfrentamento e soluções direcionadas aos desafios e dificuldades enfrentadas pelas gestantes e puérperas; possibilitar aos acadêmicos de enfermagem envolvidos uma vivência prática de ação de extensão direcionada ao serviço, contribuindo para a qualificação de seu processo formativo. 

A equipe presta atendimento presencial e gratuito todas às quintas-feiras à tarde em Palmeira das Missões, na Clínica de Especialidades, situada na Rua Francisco Pinheiro, 98, Centro (próximo ao Hospital de Caridade). O agendamento pode ser realizado por meio do perfil no instagram @consultoriaaleitamater.ufsm e juntamente com os enfermeiros da Rede de Saúde do município. Dúvidas também podem ser tiradas de maneira on-line, através do perfil no Instagram Consultoria em Aleitamento Materno.

Texto: Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59571

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes