UFSM realiza Calourada para recepcionar os novos alunos

Ao longo de toda a semana, acontecerão atividades para receber os estudantes que ingressam na universidade neste semestre

Depois de serem recepcionados pelos estudantes “veteranos”, os calouros dirigiram-se ao Centro de Convenções para a recepção institucional (foto: Nick da Rosa dos Santos)

A UFSM inicia nesta segunda-feira (12), o segundo semestre letivo de 2022 da instituição. Para celebrar o início da jornada acadêmica, a reitoria e os centros universitários prepararam ações para receber os alunos. Além de tours pelo campus e falas de boas-vindas, também houve apresentação artística e show de música.

A recepção institucional, que aconteceu durante a manhã no Centro de Convenções da UFSM, reuniu calouros, veteranos, reitor, pró-reitores e Diretório Central dos Estudantes (DCE). O reitor Luciano Schuch recebeu os alunos e falou sobre o início da caminhada de muitos no ensino superior. “Esse período em busca do conhecimento e da formação é um dos períodos mais lindos da vida de todos nós. Ele marca.” Na ocasião, também destacou a estrutura de apoio psicológico e pedagógico que a universidade oferece, além do combate aos assédios e ao racismo. “Nós somos um reflexo da sociedade porque, se existe isso lá fora, existe dentro da universidade também”, afirma Schuch.

A vice-reitora Martha Adaime falou sobre a importância de aproveitar todas as oportunidades de ensino, pesquisa e extensão que a universidade proporciona: “a educação é uma forma de mudar a vida das pessoas, então, engajem-se em projetos”.

Luiz Boneti, coordenador geral do DCE, apresentou a entidade aos presentes e destacou a necessidade de defender a UFSM e seus recursos, como a Casa do Estudante e o Restaurante Universitário, que garantem a permanência dos alunos na universidade.

Ao final das falas, também aconteceram apresentações da UFSM Cia de Dança e do Laboratório de Improvisação e Coreografia do Centro de Educação Física e Desportos. Também ocorreu show com a banda Samba Move.

A recepção no Centro de Convenções contou com apresentações artísticas, entre as quais a da UFSM Cia de Dança (foto: Ana Alicia Flores)

Os estudantes relataram as expectativas para o início das aulas, como a caloura de Educação Especial Adriani Garlet. “Eu espero que o segundo semestre seja ótimo e traga muitas experiências boas”, relata. A estudante do primeiro semestre de Fisioterapia Amanda Milesi compartilha do mesmo sentimento e fala que está vivendo o sonho de ingressar no curso que gostaria. Já a caloura Fernanda, estudante de Medicina Veterinária, veio de São Paulo para estudar na UFSM. “Eu escolhi a Federal de Santa Maria porque é referência no país, estou bem ansiosa para começar o curso e conhecer a faculdade e a cidade”, conta.

Recepção nos centros – Durante essa semana, também acontece a recepção aos alunos nos centros de ensino da universidade. Na manhã desta segunda-feira, o Centro de Ciências Rurais (CCR) apresentou a direção e as coordenações de curso aos calouros no Auditório Flávio Miguel Schneider, localizado no prédio 42 do campus de Santa Maria. As calouras de Agronomia Giane Cassol e Bárbara Augusti relatam que já estudavam no CCR e iniciar a graduação é a realização de um sonho. Ambas estiveram presentes na recepção e avaliaram a iniciativa. “É bem importante ter esse primeiro contato com a universidade porque tem muita gente nova”, destaca Bárbara. As recepções nos centros e a programação da Calourada 2022/2 seguem no decorrer da semana. Para o final da tarde desta segunda-feira, estava prevista a recepção institucional noturna, com a presença do reitor, pró-reitores e DCE.

Texto: Gabriela Leandro, Laurent Keller e Thais Immig, acadêmicas de jornalismo

Fotos: Ana Alicia Flores, bolsista da Agência de Notícias, e Nick da Rosa dos Santos, bolsista da Unidade de Comunicação Integrada

Edição: Lucas Casali