Programa de extensão “Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Santa Maria” inicia nova turma do Curso Segura

Curso visa qualificar profissionais e estudantes das áreas da Saúde, Serviço Social e Direito para o atendimento de mulheres em situação de violência

Na próxima sexta-feira (16), das 14h às 18h, terá início a segunda edição do Curso Segura, curso de extensão vinculado ao Colégio Politécnico de Santa Maria e ao Observatório de Direitos Humanos (ODH) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE). O curso tem por objetivo qualificar profissionais e estudantes das áreas da Saúde, Serviço Social e Direito do município de Santa Maria para o atendimento de mulheres em situação de violência. Trata-se de uma produção do Fórum de Enfrentamento à Violência Contra as mulheres de Santa Maria, que é um Programa de extensão do Colégio Politécnico, sob a coordenação da professora Laura Ferreira Cortes, com o apoio do ODH/PRE.

O curso ocorrerá na modalidade presencial, com uma carga horária total de 40 horas, sendo 28 horas semanais presenciais nas sextas-feiras à tarde, no auditório do Colégio Politécnico, prédio 70 do Campus, e 12 horas via Plataforma Moodle. A duração será de quatro meses e meio. O conteúdo abordará as seguintes temáticas: gênero e violência de gênero, políticas públicas para as mulheres, legislação e classificação de riscos, justiça restaurativa e comunicação não violenta, acolhimento, escuta sensível e aspectos psicossociais do atendimento às mulheres em situação de violência; e trabalho em rede intersetorial. As aulas estão organizadas com base nas metodologias ativas de ensino aprendizagem e serão ministradas por docentes e profissionais de diferentes áreas, e, atuantes em movimentos de promoção do empoderamento feminino, equidade de gênero, proteção e garantia de direitos das mulheres.

Segundo a coordenadora do projeto, a necessidade de realização do curso surgiu a partir dos encontros e debates do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Neste espaço, profissionais dos serviços de atendimento, docentes, estudantes e coletivos de mulheres vêm discutindo a importância de qualificação para realizar os atendimentos a mulheres em situação de violência e de uma composição de rede intersetorial articulada e representativa das demandas dessas mulheres.

Confira o cronograma do curso.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico