Delegação da UFSM nos Jogos Universitários Brasileiros terá 35 integrantes

A universidade vai disputar os jogos em cinco modalidades e tem chances de medalhas

Nos Jogos Universitários Gaúchos de 2022, a equipe de atletismo da UFSM conquistou 42 medalhas individuais (foto: Luiz Fernando Cuozzo Lemos)

A UFSM contará com uma delegação composta por 35 pessoas, em cinco modalidades, para a etapa nacional do principal torneio esportivo universitário do país, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2022. Organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a edição deste ano acontece em Brasília, começa neste domingo (18) e se estende até o dia 25. O evento deve reunir mais de 7 mil participantes, entre atletas, membros de comissão técnicas, profissionais da saúde e voluntários.

Dentre os representantes, estarão 30 atletas e quatro técnicos divididos entre as categorias de competição acadêmica, atletismo, basquete, tênis de mesa e natação. Para completar o grupo, o oficial de delegação e coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems) e professor da UFSM, Luiz Fernando Cuozzo Lemos, também irá aos jogos.

O docente conta que, para a universidade, é relevante disputar os JUBs, pois mostra a força dos programas desportivos da UFSM, que se deterioraram em função da pandemia de Covid-19 e estão se restabelecendo positivamente. “Participar dos jogos é de uma importância muito grande para a instituição porque esse projeto dos esportes de representação da UFSM, que retomamos a partir de 2017 depois de muitos anos, estava meio estagnado e incipiente. Com a pandemia, tomamos um banho de água fria. Foi um momento difícil, onde a gente caiu, parou e diminuiu as atividades. Porém, com esse retorno, estamos voltando a representar com grandes grupos a universidade e vemos que o trabalho está no caminho certo”, afirmou Lemos.

O coordenador do Nieems ainda completa que, no que diz respeito a resultados, “as expectativas são as melhores possíveis”. Abaixo, confira os representantes de cada modalidade.

Acadêmico feminino e masculino – Na modalidade acadêmica, representarão a UFSM os vencedores do ouro no ano passado Igor Martins Barbosa e Maria Izabel Prestes Garcia. “A gente vai com a mesma dupla e estamos muito otimistas que eles podem estar voltando de lá com uma premiação também”, disse o oficial de delegação sobre suas expectativas para os JUBs.

Maria Izabel Garcia e Igor Barbosa conquistaram o ouro na modalidade acadêmica, no ano passado (foto: CBDU/divulgação)

Atletismo masculino e feminino – “O atletismo é, sem dúvida, o ‘carro-chefe’ da universidade. Conquistou cinco medalhas no ano passado. Agora, queremos conquistar mais. Foram três de bronze e duas de prata. Então, a gente acredita que o atletismo pode brigar por um ouro inédito e talvez até mais de um. Temos chances reais em algumas provas”, declarou o professor da UFSM sobre a equipe que, nos Jogos Universitários Gaúchos, venceu 42 medalhas.

Os atletas Daniela Aline Doerzbacher, Kelin Streb Artmann, Jaqueline Beatriz Weber, Daniela Pegoraro, Larissa Bonfada Matschinske, Bruna Alves Teixeira, Gustavo Wagner Dallafavera, Maurício da Silva Moreira, Adriano Alexandre Velozo, Emanuel Soares da Silva, Igor Acosta Martins, Felipe Andrei Muller e os treinadores Fábio Vargas Martins e Leandra Costa da Costa representarão a universidade na categoria.

Basquete feminino – As jogadoras Evelyn Spengler, Nathália Garske Lopes, Bianca Costa Revers, Jessica Wesner Lemos, Mévilyn Simiélli Rodrigues Lisboa, Vitória Monteiro Rodrigues, Ana Clara Vargas de Oliveira, Julianne Floriano Luiz, Mariana Leal Pereira, Viviane Nunes Rodrigues, Kamilla de Souza Villanova, Kamille de Souza Villanova e os membros da comissão técnica Renato Xavier Coutinho e Carlos Eduardo Marques formam o elenco de basquete feminino da UFSM.

Sobre a disputa na categoria, Lemos “acredita que a modalidade do basquete feminino pode fazer história, e quem sabe, vir para Santa Maria com uma premiação. As gurias estão se saindo muito bem, se dedicando, e podem conseguir uma medalha”.

Tênis de mesa feminino – Para o coordenador do Nieems, “o tênis de mesa é uma potência. No ano passado, uma das meninas foi medalhista e, agora, a gente acredita que podemos repetir o resultado nas duplas femininas”. Disputam a competição as atletas Thaís Dalla Rosa, Allana Anniele Barros da Silva e Thais Roos Dutra.

Natação feminino – Maria Gabriela Barcelos Iensen será a única representante da UFSM na modalidade. Mesmo que a disputa seja pouco comentada, as expectativas também são de sucesso dentro das piscinas.

Representação esportiva na UFSM – “Essa participação nos JUBs e esse envolvimento desportivo faz com que a gente motive os acadêmicos e as pessoas envolvidas na universidade. Faz com que mais pessoas busquem a UFSM por saber das características esportivas e de toda a cultura do movimento que a gente implanta, implementa e potencializa nas nossas atividades. A gente acredita muito que, em pouco tempo, nós vamos ter atletas oriundos ou vinculados à instituição que vão estar representando o Brasil nos Jogos Olímpicos. Esse é o grande sonho, a caminhada é longa mas estamos no caminho certo”, relatou Lemos, de forma confiante.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali