Grupo de pesquisa disponibiliza bolsa para o desenvolvimento de aplicativo

O aplicativo é o Move-SUS, desenvolvido em conjunto com o Husm e o Hospital Universitário da Furg

Coordenado pelo professor Jessié Martins Gutierres, o ExBrain – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Exercício Físico, Saúde e Neurociências vai selecionar bolsista de iniciação científica para o desenvolvimento do aplicativo Move-SUS. Podem candidatar-se alunos de todos os cursos técnicos e de graduação da UFSM, desde que tenham familiaridade com as linguagens de programação HTML, CSS e/ou JavaScript, além de ter nível básico ou intermediário em bancos de dados e redação de algoritmos computacionais. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição até a próxima sexta-feira (30). Com valor de R$ 400,00 mensais, a bolsa terá duração de oito meses e carga semanal de 20 horas. As entrevistas com os candidatos serão realizadas nos dias 6 e 7 de outubro, no formato on-line.

O Move-SUS é um aplicativo em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação da UFSM, em conjunto com o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e o Hospital Universitário Doutor Miguel Riet Corrêa Jr., vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Seu objetivo é oferecer para os profissionais da saúde informações sobre o acompanhamento e progresso dos pacientes, ao mesmo tempo em que apresenta calculadoras eletrônicas para avaliações quanto à composição corporal dos pacientes, bem como sugestões de treinos, protocolos e metodologias personalizadas de acordo com as características físicas de cada paciente.

O aplicativo será tema de uma dissertação no Mestrado em Ciências do Movimento e Reabilitação, além de uma tese de doutorado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Programa de Pós-Graduação em Promoção à Saúde.