Ciclo formativo vai debater as práticas das Comissões Próprias de Avaliação em todo o Brasil

O ciclo começa nesta quinta-feira (29), com uma mesa-redonda on-line sobre o trabalho das CPAs nas instituições de Santa Maria

Tendo em vista que em 2024 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) vai completar duas décadas de existência, começa nesta quinta-feira (29) o Ciclo Formativo: Conexões e Interações entre Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) no Brasil, promovido pelo projeto de extensão com o mesmo nome. Com início às 19h e transmissão pelo Youtube, no canal da Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação, a abertura do ciclo consiste em uma mesa-redonda intitulada “O trabalho nas CPAs: relato de experiências das instituições de ensino superior de Santa Maria”, que terá a mediação da professora da UFSM Glades Felix. Ela é uma das coordenadoras do ciclo, juntamente com professoras das universidades federais do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Minas Gerais (UFMG).

Este será o primeiro dos quatro encontro previstos na programação do ciclo. Seu objetivo é conhecer e debater práticas adotadas pelas CPAs na condução dos processos de avaliação e sua relação com o planejamento institucional e a melhoria da qualidade da educação superior. Os outros encontros do ciclo ocorrem nas seguintes datas: 24 de novembro de 2022, 30 de março e 27 de abril de 2023.

O projeto de extensão realiza suas atividades de forma virtual e gratuita, contando com mais de 200 participantes de todo o Brasil. O ciclo tem como público-alvo participantes das CPAs, pesquisadores, estudantes e demais interessados. Quem quiser participar deve preencher o formulário de inscrição.