UFSM realiza Encontro Intercultural de Primavera para estudantes internacionais

Ação da SAI busca manter estudantes acolhidos e integrados, além de promover a prática da língua portuguesa

foto vertical colorida mostra um grupo de pessoas sentadas em cadeiras alinhadas em círculo, e na ponta, em pé, com as mãos sobre a aba da cadeira, um homem grisalho fala aos demais
Atividade reuniu intercambistas e equipe da SAI

Com o objetivo de integrar os intercambistas e proporcionar trocas culturais e linguísticas, a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM promoveu na tarde de segunda-feira (26) o Encontro Intercultural de Primavera. Realizado no Espaço Multiuso, o evento reuniu estudantes de diversas áreas de ensino e nacionalidades, que vieram à UFSM para um período de estudos. Durante o encontro, foram executadas atividades lúdicas e conversas descontraídas, que visaram à prática da língua portuguesa.

A ação é resultado do processo de acolhimento contínuo que a SAI promove, garantindo integração e bem-estar dos estudantes que escolheram a UFSM como destino para intercâmbio. Dessa forma, além de um impacto positivo pessoal entre os alunos, também se aumenta a excelência da instituição como órgão internacionalizado.

Segundo Ariane Rossi, uma das organizadoras do encontro e responsável pelo Núcleo de Acolhimento da SAI, a atividade alcançou seu objetivo de integrar os estudantes, deixando-os bem à vontade em um ambiente descontraído. Ela destaca que eles tiveram a oportunidade de se conhecer melhor, compartilhando curiosidades da própria cultura e conhecendo outras, além de relatarem sobre algumas dificuldades enfrentadas para realização do intercâmbio, aspectos positivos em relação ao acolhimento na UFSM e o choque cultural.

Atualmente, a UFSM recebe cerca de 25 intercambistas, divididos em diversos programas (AUGM, convênios bilaterais, estágios) e também como estudantes regulares (PAEC, PEC-G, ProAfri). Os intercambistas são provenientes de Moçambique, Argentina, Cabo Verde, Guatemala, Alemanha, Nigéria, Honduras, Itália, França, Colômbia, Bolívia, Haiti e Tunísia.

Texto:  Núcleo de Comunicação da SAI
Fotos: Daniela do Canto, tradutora na SAI