Neuroliga da UFSM vai oferecer curso preparatório para olimpíada de neurociências

A olimpíada tem como objetivo despertar o interesse pelas neurociências em estudantes do ensino médio

A Universidade Federal do Rio de Janeiro organiza todo ano a Olimpíada Brasileira de Neurociências, da qual participam alunos do ensino médio das redes pública e privada. Com o objetivo de chamar alunos interessados em participar em 2023 da etapa local (ou seja, da 5ª Olimpíada Santa-Mariense de Neurociências, também conhecida como Santa Maria Brain Bee) a Neuroliga – Liga Acadêmica de Neurociências da UFSM vai oferecer gratuitamente, no formato on-line, um curso preparatório para a competição. Podem participar estudantes que, até o dia 1º de julho do ano que vem, estejam na faixa etária dos 14 aos 19 anos, desde que não estejam matriculados no ensino superior.

O curso contempla os conteúdos que são abordados na prova: morfologia (anatomia e histologia) do sistema nervoso; neurociências básicas e neurofisiologia; neurociências clínicas. A previsão é que o curso comece no final de outubro e siga até meados de dezembro deste ano, com duas aulas por semana. Após uma pausa nas férias de verão, o curso prossegue nos meses de fevereiro e março de 2023. As aulas serão ministradas por membros da Neuroliga, que é formada por acadêmicos da UFSM de diversos cursos da área da saúde.

As datas da competição ainda não foram definidas. A Neuroliga (que também é o comitê local da olimpíada) está aguardando a divulgação das datas da próxima Olimpíada Brasileira de Neurociências para definir o período de realização da olimpíada santa-mariense. Além de competir na etapa local, ao final do curso os participantes farão uma prova on-line e, caso consigam se classificar, poderão participar da olimpíada nacional, que tem como objetivo despertar o interesse pelas neurociências em estudantes do ensino médio.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail brainbeesm@gmail.com e também nas redes sociais da Santa Maria Brain Bee e da Neuroliga UFSM.