Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva realiza workshop sobre o software Rayyan

Atividade comemorativa aos 10 anos do Nepesc, o workshop ocorre na próxima quarta-feira (5), às 19h, via Google Meet

Em comemoração aos 10 anos do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (Nepesc), o qual tem como sede o Campus da UFSM em Palmeira das Missões, inúmeras atividades estão sendo desenvolvidas. Dentre elas, ocorre na próxima quarta-feira (5) – no formato on-line – o seu 2º Workshop, que terá como tema “Rayyan: gestão e seleção de referências para revisões sistemáticas, integrativas e de escopo”.

O Rayyan é um software gratuito desenvolvido pelo Qatar Computing Research Institute que auxilia os autores de estudos de revisão de literatura na operacionalização da seleção dos estudos. Para tanto, possibilita a importação dos estudos das bases de dados, localização de referências duplicadas, criação de grupos segundo os critérios de inclusão e exclusão dos estudos, comparação do processo de seleção entre os revisores, criação de citações na construção do texto científico, dentre outros recursos. Assim, contribui para a maior eficiência e agilidade no processo de seleção dos estudos.

A atividade conta com a parceria de outros grupos de pesquisa e instituições: Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-Pefas), da UFSM; Biblioteca do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Grupo de Estudos da Saúde da Mulher e do Bebê (Gembe), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); e Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Gestão do Cuidado e Educação Permanente em Saúde (Labigeps), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O workshop será ministrado pela bibliotecária da UFRJ Eliane Rosa da Fonseca a partir das 19h. O evento é destinado a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Com duração prevista de 2 horas e 30 minutos, a atividade será desenvolvida por meio da plataforma Google Meet. O link para o workshop será informado através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões