Inscrições abertas para intercâmbios pela AUGM no primeiro semestre de 2023

Ainda há oportunidades para estudantes de pós-graduação e docentes

A SAI, através da AUGM (Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu), divulgou os editais de mobilidade internacional em vários níveis de ensino para o primeiro semestre de 2023. Os editais têm duração prevista de um semestre, tendo requisitos, públicos e prazos distintos, sendo responsabilidade de cada candidato acompanhar o referente a si. Dois ainda estão com inscrições abertas:

• Escala para estudantes de pós-graduação: com inscrições abertas até 20 de outubro, o edital para pós-graduação tem 20 vagas para mobilidades que variam entre 15 e 180 dias. Para participar, o candidato, além de ler o edital completo, precisa acessar o site da AUGM para entender os requisitos e conhecer a oferta de instituições. São oferecidas bolsas de estudo de R$ 1.200 pela UFSM e custeio de moradia e alimentação pela universidade de destino. Por fim, cabe ao estudante entrar em contato com um docente que possa recebê-lo e acompanhá-lo ou orientá-lo na universidade de destino.
  • Escala para docentes: com inscrições abertas até 21 de outubro, o edital para docentes possui 12 vagas para três países da América Latina (Argentina, Paraguai e Uruguai), com previsão de mobilidades com duração entre 7 e 15 dias. Para participar, o candidato, além de ler o edital completo, agendar com os pares na universidade de destino a sua ida e elaborar uma atividade aberta à comunidade acadêmica desta instituição. Também é responsabilidade do docente, caso selecionado, providenciar com antecedência o seu afastamento junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). A UFSM prevê o custeio das despesas com passagens (rodoviárias ou aéreas), a depender da disponibilidade orçamentária, enquanto a universidade de destino realizará o custeio de moradia e alimentação.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail sai.augm@ufsm.br ou visitar a SAI, que tem os seguintes horários de atendimento ao público: de segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h30 e das 14h às 17h.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI