PPGs em Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia Química promovem workshop internacional

O Workshop Internacional de Análise de Traços propiciou trocas entre pesquisadores, aproximação entre instituições e novas possibilidades de internacionalização

Participantes e palestrantes ao final do evento

No dia 03 de outubro aconteceu o International Workshop on Trace Analysis, no auditório do prédio 67 da Universidade Federal de Santa Maria. O evento, coordenado pelo professor Érico Flores, do Departamento de Química da UFSM, foi uma promoção conjunta de três programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade: Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia Química. O evento contou com o apoio do projeto Tecnologias Limpas do Programa CAPES-PrInt da UFSM.

O workshop aconteceu totalmente em língua inglesa e contou com a participação de 4 palestrantes estrangeiros, vindos do Canadá, Polônia e República Tcheca, reconhecidos internacionalmente e com alto nível de produtividade em pesquisas.

As atividades do encontro iniciaram no período da manhã com o Ralph E. Sturgeon, do Centro de Pesquisa em Metrologia, vinculado ao Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá. Ele ministrou a palestra A GD-MS approach to establishing traceability chains for inorganic measurements”. Na sequência o professor Jiří Dědina, da Academia Tcheca de Ciências, do Instituto de Analítica, República Tcheca conferiu a palestra “Employing laser induced fluorescence and selected ion flow tube mass spectrometry to understand what happens in hydride atomizers”. Os pesquisadores Ralph e Jiří tem um histórico de mais de 20 anos de colaboração com o grupo de professores do Laboratório de Análises Químicas Industriais em Ambientais (LAQIA) e Centro de Estudos em Petróleos (CEPETRO) da UFSM.

Palestrantes do International Workshop on Trace Analysis, da esquera para a direita Jan Kratzer, Ralph Sturgeon, Ewa Bulska, Jiří Dědina e Erico Flores

Durante a tarde, o Workshop contou com a participação dos pesquisadores Ewa Bulska, da Faculdade de Química da Universidade de Varsóvia, Polônia, com a palestra Chemical and biochemical view on functional food, seguida do professor Jan Kratzer do Instituto de Química Analítica da República Tcheca, com a palestra Volatile species generation for trace element determination and speciation analysis by atomic spectrometry. Esta foi a primeira visita destes pesquisadores na UFSM, marcando o início de uma importante colaboração em pesquisa com os grupos da Polônia e República Tcheca.

Para o coordenador do International Workshop on Trace Analysis, o evento “corresponde a mais uma das ações de colaboração entre o Programas de Pós-Graduação de excelência e consolidados da UFSM. Além disso, também está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2026), especialmente em relação ao Desafio número 1, voltado a internacionalização, contribuindo para o Plano Institucional de Internacionalização da UFSM”, destaca Érico.

Os organizadores avaliam que o evento teve grande sucesso, comprovado pelo alto número de participantes (113 inscritos) e pela intensa participação de estudantes em nível de graduação e pós-graduação, além de técnicos administrativos em educação e professores de diferentes departamentos.

Com informações e fotos da equipe organizadora do International Workshop on Trace Analysis