Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Advanced Farm 360 promove integração entre Universidade, empresas e agricultores no Dia de Campo

Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento



Na última sexta-feira, 30, ocorreu a primeira edição do Dia de Campo promovido pelo Projeto do Colégio Politécnico da UFSM, Advanced Farm 360. Realizado na Área Nova do Politécnico, no Campus Sede, o evento visou a troca de experiências entre alunos, professores, profissionais da iniciativa privada e produtores rurais. A Pulsar Incubadora Tecnológica, vinculado ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (InovaTec), marcou presença, representada pelas startups Auster, Crops Team e G2W Sistemas

Além disso, a realização estava centrada em disseminar novas tecnologias e formas de manejo através de seis temas: tecnologias em máquinas agrícolas; cultivares de trigo; plantas de cobertura do solo; manejo biológico de culturas de inverno; pulverização com drone e soluções nutricionais e tecnologias para manejo da adubação nitrogenada. 

Variedade de tecnologias 

Para uma das visitantes do Dia de Campo, Lenise Raquel Mentges, extensionista rural da Emater/RS – ASCAR, o evento foi uma oportunidade de apresentar as diversas camadas da agricultura de precisão, principalmente nas questões de manejo, na busca de melhor produtividade e tecnologia de aplicação, sem esquecer os cuidados com o meio ambiente e retorno econômico. 

Lenise também conta que esse foi seu primeiro contato com as startups da Universidade, as quais, em sua visão, têm muito a agregar na área: “não só para  melhorar a agricultura de precisão, como para suprir a mão de obra no campo, como na questão do monitoramento de lavoura”, entende a extensionista rural.    

Conexões que geram frutos 

Para João Vitor Santos de Souza, que integra a equipe da Crops Team e representou a startup no evento, o Dia de Campo foi um momento importante de trocas para incentivar a prática de inovação e empreendedorismo por parte dos alunos e, também, da Instituição, que possui um papel imprescindível na evolução das tecnologias, algo que também gera retorno para a sociedade, como no caso da agricultura, quando novas formas de produção são descobertas. Ainda, João entende que é no contato com os acadêmicos que as portas são abertas para que eles próprios, ao conhecerem as experiências das startups, sintam que também é possível criar a sua própria.  “Queremos motivá-los a pegar suas ideias e transformá-las em ações, não ficar só na teoria”, explica. Ademais, João lembra que esse viés de inovação na universidade é fundamental pois é neste espaço que o estudante pode tentar algo que antes era apenas um sonho.  

Para o coordenador do Projeto Advanced Farm 360, professor Luciano Pes, o Dia de Campo foi uma excelente oportunidade para a troca de experiências entre discentes, docentes, profissionais da iniciativa privada e produtores rurais. 

Advanced Farm

O projeto, existente desde 2020, tem o objetivo de desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão da Agricultura de Precisão, em parceria com empresas do setor agrícola. O nome “Advanced Farm” remete às tecnologias empregadas pela área. Já o número “360” indica a ideia de ciclo, seja das culturas anuais de grãos ou da própria agricultura de precisão. As atividades do projeto estão concentradas na Área Nova do Colégio Politécnico da UFSM e contam com a parceria de outras Unidades de Ensino da UFSM.

Texto: Gabrielle Pillon, bolsista da Agência de Notícias, com informações da Assessoria de Comunicação InovaTec
Fotos: Luana Giazzon, jornalista da Assessoria de Comunicação InovaTec
Edição: Luana Giazzon e
Mariana Henriques, jornalista da Agência de Notícias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59922

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes