Expoflor 2022 apresentou mostra de produtos e serviços com foco no setor de eventos

Encontro reuniu acadêmicos, empresas da região e interessados na temática para uma mostra de trabalhos do setor de eventos

Noivas participantes do desfile (Foto: Gabriela Marchesan)

Nesta quarta-feira (5), o curso Técnico em Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM promoveu a Expoflor 2022 – Especial Noivas. Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento no Espaço Multiuso da UFSM. A mostra foi aberta ao público, com entrada gratuita e seguiu das das 8h até às 20h.

O evento contou com exposições de arranjos florais, decoração de ambientes festivos, plantas ornamentais, diversos profissionais do setor de eventos, e desfile de noivas. As doze noivas que participaram são alunas do curso de Paisagismo, e os buquês foram confeccionados também por estudantes, que puderam demosntrar os conhecimentos obtidos em aula a respeito das combinações, visto que cada tipo de ambiente, de vestido e de decoração requer um buquê feito especialmente, para ter plena harmonia.

Durante o encontro, também foram oferecidos minicursos de Arte Floral, um pela manhã, com o tema Arranjos do bioma Pampa e um de confecção de buquês de noivas, pela tarde. Além das exposições e demais atividades, o público pôde participar de um sorteio de brindes, com diversos prêmios, entre eles, aluguel de vestido para festa, plantas ornamentais, kokedamas, buquês, entre outros.

Esta foi a segunda edição da Expoflor, que tem como objetivo promover os trabalhos realizados pelos estudantes do curso técnico de Paisagismo, ao mesmo tempo em que os prepara para o mercado de trabalho. O plano é que a ExpoFlor seja anual. A primeira edição aconteceu em 2019, com número menor de empresas parceiras, público e até de noivas, que eram apenas 6. Para a coordenadora do curso, a professora Denise Estivalete, esse crescimento demonstra que as próximas edições serão cada vez maiores e contarão com ainda mais participantes. Ela menciona também que a importância não é apenas mostrar o trabalho dos alunos do curso, mas abrir espaço para que o grande setor de eventos da cidade possa demonstrar o que é feito por eles, na temática Casamentos e em outras datas especiais.

A proposta da organização foi fazer com que todas as etapas para a realização de um evento tivessem apoio de uma ou mais empresas, assim, cada ambiente contou com empréstimo de objetos, móveis e produtos, de acordo com a necessidade de cada demonstração: bolos, doces, ornamentos, vestidos, jóias, cabelos e maquiagens feitos pelos parceiros do evento.

A Expoflor conta com a parceria do projeto Floresce e apoio da Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM. Além destes, vinte e duas empresas do ramo de eventos firmaram parceria para divulgar seus trabalhos. As empresas presentes e selecionadas em edital foram: Requinte Bolos e Doces; Atelier do Sabor Lety; Ateliê Fazendo Artchê; Padaria São Francisco; Cerena Rios; Eliana Colognese; Boske; Gabriela Marchesan Audiovisual; Marisete Faracena Decor; Acervo Viva Festa; Paula Raguzzoni Cia. da Beleza; Mari Oliari Makeup; Espaço Andressa Borges; Instituto Embelleze; Interemezzo Produções Musicais; Patronato Shopping; Revista Statto; Conexão Espaço de Dança e Marcella Rodrigues; e Kisner Eventos.

Texto: Ana Laura Iwai, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alícia Flores Ponteli, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista