Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exposição na UFSM aborda história do Teatro Universitário Independente

Evento ocorre na Sala Carriconde, no hall do Centro de Artes e Letras



Os cursos de Artes Cênicas e Teatro, em parceria com o Centro de Artes e Letras (CAL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estão promovendo uma exposição com resquícios históricos do Teatro Universitário Independente (TUI). A mostra apresenta vestígios e fatos da trajetória do projeto, chamando atenção para a sua importância no cenário cultural local e nacional. 

Na fase inicial, quando o grupo ainda era denominado Teatro Universitário de Santa Maria, o projeto era ligado ao Diretório Central dos Estudantes da UFSM. Atualmente, o TUI não possui vínculo com a Universidade, no entanto, a instituição faz parte de sua história. 

A exposição celebra os 60 anos de atividade do grupo e os visitantes poderão conferir a história do TUI através de vídeos resgatados pela equipe responsável, fotos e painéis de tecido. Todos os materiais apresentados foram encontrados em um acervo que corre risco de degradação. Segundo a Professora e Curadora, Fabiana Fontana, o intuito do evento é despertar o interesse pela história e memória do teatro, além de enfatizar a urgência e os desafios que cercam a preservação do patrimônio documental das artes cênicas do nosso país. 

Além disso, Fabiana acrescenta que a prática do teatro em uma cidade é o resultado do que, na exposição, identificamos como uma insistência dos artistas locais. “Suas ações cotidianas constituem o teatro santa-mariense. Falar de teatro é sempre defender o teatro. Pois ao tratar da trajetória do grupo estamos também buscando evidenciar as condições necessárias para a sua ocorrência, como, por exemplo, a necessidade de espaços próprios, dedicados à criação e à apresentação dos espetáculos”.

A exposição ocorre até sexta-feira (7), das 8h às 12h e das 14h às 18h, com entrada gratuita, na sala Carriconde, no prédio 40 da UFSM. 

 

Texto: Maria Carolina Dias, estudante de jornalsimo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alícia Flores Ponteli, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59939

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes