UFSM promove maratona de prospecção de ideias e soluções para a cidade

No sábado, 8, acontece o Ideathon, competição que busca desenvolvimento de soluções criativas para problemas reais do município

Entre os dias 7 e 8 de outubro acontece a sexta edição do Conceive Design Implement Operate (CDIO): Brazilian Meeting. O evento oportuniza aos alunos a participação em uma maratona de ideação com objetivo de estimular os participantes a desenvolverem soluções para a cidade de Santa Maria, visando a inovação e sustentabilidade através de uma equipe integrada. O evento é organizado pela UFSM, com apoio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec). O CDIO Brazilian Meeting acontece de forma remota e reúne diversas universidades brasileiras.

A iniciativa CDIO utiliza uma estrutura educacional que desenvolve as competências de engenharia através da prática de realização de projetos, envolvendo as fases de concepção, projeção, implementação e operação, considerando o contexto empresarial, social e ambiental de cada espaço. Através de metodologias de ensino focadas no aluno, como projetos em grupo e aprendizagem baseada em problemas, a abordagem CDIO procura não somente desenvolver o conhecimento técnico, mas também habilidades pessoais, profissionais e de comunicação, cada vez mais demandadas pela sociedade.

Dentre as atividades do CDIO acontece, amanhã, 8 de outubro, o Ideathon, uma competição destinada aos discentes das instituições participantes, que busca o desenvolvimento e apresentação de projetos conforme desafios apresentados. O Ideathon acontece de forma online das 8h às 20h30min. As inscrições para participar do Ideathon ainda estão abertas e podem participar estudantes de qualquer curso, através do preenchimento do formulário

De acordo com Carmen Rosa, Coordenadora de Empreendedorismo da Agittec, o objetivo do evento é “trazer olhares de pessoas que têm práticas na sala de aula para a resolução de problemas específicos da cidade, trazendo soluções criativas”. O Ideathon está sendo pensado em conjunto com a Prefeitura Municipal de Santa Maria, que traz problemas reais que conduzem os alunos à jornada de inovação.

“A UFSM está sendo muito parceira e participe do movimento do Distrito Criativo Centro Gare, primeiro pela participação ativa na governança e nos comitês, pelas mais de dezenas de projetos de extensão que tem por objetivo a qualificação do Distrito e, agora, com esta iniciativa do Ideathon que traz a possibilidade de novas perspectivas para os desafios deste território” reforça Rodrigo Décimo, vice prefeito de Santa Maria. O Sebrae também é parceiro da iniciativa e premiará as melhores ideias para que possam ser levadas adiante e executadas.

A organização do evento avalia que esta é uma grande oportunidade de interação, networking, desenvolvimento de novos talentos e muito aprendizado entre as instituições do Brasil participantes do CDIO Brazilian Meeting. Mais informações podem ser encontradas no site do evento.