UFSM promove 1º Concurso Literário “Vozes negras: lutas e conquistas”

Podem participar alunos e servidores da rede pública municipal, comunidade acadêmica e crianças

O 1º Concurso Literário da UFSM, com o tema “Vozes negras: lutas e conquistas”, promovido pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH) – Pró-Reitoria de Extensão (PRE), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), está com inscrições gratuitas abertas até 6 de novembro, por meio do formulário.

O concurso prevê quatro categorias para inscrição e premiação: discentes da rede pública municipal e estadual (poema ou narrativa curta); servidores da rede pública municipal e estadual (poema ou narrativa curta); acadêmicos e servidores da UFSM (poema ou narrativa curta); além da categoria Erê, destinada para crianças de até 7 anos (desenhos).

O objetivo do concurso é promover e estimular a leitura, a produção e a difusão de textos literários, de modo a ampliar afirmativamente a construção de relações democráticas e equitativas. Busca, assim, fomentar escritas que estimulem práticas de descolonização do conhecimento, análise crítica da sociedade do conhecimento e reflexões sobre possíveis estratégias de inclusão qualificada das populações negras, as relações étnico-raciais, lutas e conquistas.

Mais informações podem ser acessadas no edital.