Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM sedia 9º Eneac, que terá grupo de percussão de projeto de extensão na sexta (14)

Encontro nacional discute ergonomia do ambiente construído



O Campus Sede da UFSM está sediando desde quarta (12) até esta sexta-feira (14) o 9º Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído (Eneac), que ocorre simultaneamente ao 10º Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. Com uma programação composta por palestras, mesas-redondas, sessões técnicas, oficinas e lançamento de livros, o evento acontece no prédio 9F – do curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da UFSM. O curso e o seu programa de pós-graduação promovem o encontro em conjunto com os cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e também com o curso de Desenho Industrial da UFSM e o de Design da UFN.

Entre os temas abordados, destacam-se ergonomia no ambiente construído, percepção ambiental, acessibilidade, desenho universal, orientabilidade, neuroarquitetura, neuroergonomia e ciências cognitivas e comportamentais no ambiente construído, entre outros. Entre os palestrantes e painelistas, estão professores da UFSM e Ufpel, bem como das universidades federais de Santa Catarina (UFSC), de Pernambuco (UFPE), da Paraíba (UFPB), do Ceará (UFC), de Alagoas (Ufal) e do Rio Grande do Norte (UFRN), e também da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade Técnica de Lisboa.

Projeto de extensão promove apresentação de grupo de percussão

Incluída na programação do evento, nesta sexta (14), às 13h30, no átrio do prédio 9F, o projeto de extensão “Arquitetura, escola e formação humana: sobre habitar as possibilidades da imaginação” promove a apresentação de percussão com o grupo Atoque de Caixa e a turma Lar de Joaquina. O show tem o intuito de valorizar o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes na EEF Joaquina de Carvalho e no CDC Estação dos Ventos, cujo responsável é o professor William Andrades, assim como promover a integração dos acadêmicos com as comunidades das escolas.

Apoiado pelo Fiex/CT, o Núcleo de Arquitetura e Experimentações (N.A.I.M.E.E), desde 2020, desenvolve ações na EEF Joaquina de Carvalho que visam promover discussões sobre o habitar, focadas na construção de uma sociedade mais justa, além de divulgar a profissão do arquiteto e urbanista e aprender sobre arquitetura e cidade com a comunidade escolar, valorizando os processos de imaginação e a espontaneidade das crianças.

A programação completa e outras informações constam na página www.eneac2022.com e nos perfis do Eneac nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60016

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes