Conheça a “Cheerrows”, equipe de líderes de torcida da UFSM

Grupo procura simbolizar o apoio da Universidade às equipes esportivas

foto colorida horizontal com um grupo de meninas e um menino, calções pretos e camiseta azul marinho, em uma coreografia em uma quadra esportiva. Divididos em dois grupos, os jovens seguram duas meninas, que estão sobre os demais e se dão as mãos
Estreia da “Cheerrows” aconteceu em um torneio municipal de futsal

A equipe de cheerleaders – líderes de torcida, em tradução literal – “Cheerrows” é um projeto institucional apoiado pelo Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), pelo Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação dos Exercícios Físicos e Saúde (NEMAEFS) e pelo programa de ensino Esporte Universitário. Com o objetivo de representar, de maneira simbólica, o suporte da comunidade às diversas equipes esportivas que a UFSM abriga, o grupo é coordenado pela professora Luciane Sanchotene e comandado pela capitã e acadêmica de Educação Física Camile Baldoni.

De acordo com a coordenadora do projeto, a ideia de formar uma equipe de líderes de torcida existe desde quando ela era aluna de Educação Física na Instituição. Entretanto, conta que, naquele período, não havia pessoas para treinar, ensinar e procurar entender regras e regulamentos para mostrar como funcionava o universo do cheerleading. Em 2018, já docente da UFSM há mais de uma década, acadêmicas do curso de Medicina – que já faziam a animação de alguns jogos da equipe de futebol americano da cidade, o Santa Maria Soldiers – procuraram-na com o intuito de estruturar um grupo da categoria, sem quaisquer fins competitivos.

“A princípio, não levamos para o caráter competitivo. Mantivemos somente as apresentações de algumas equipes da UFSM e a abertura de alguns eventos da Universidade. Durante a pandemia, nós paramos com a modalidade e, no retorno, a Camile ajudou a estruturar um grupo com o objetivo de disputar provas”, ressalta a coordenadora da equipe.

Conforme explica a capitã da “Cheerrows”, há três estilos diferentes de cheerleading: pom dance, que é a dança com o uso dos famosos pompons; sideline, focada na animação da torcida, com ou sem o uso dos pompons; e a categoria esportiva ou atlética, direcionada à competição. Na edição deste ano dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em que a delegação da UFSM retornou a Santa Maria com seis medalhas, a modalidade competitiva teve sua estreia como categoria oficial do torneio.

Contudo, o grupo da UFSM conta com turmas apenas nas categorias de sideline e esportiva. Para o acadêmico que tiver interesse em entrar para a “Cheerrows”, basta fazer contato pelas redes sociais, mas é necessário estar matriculado em algum curso da Universidade.

Os grupos realizam seus treinamentos no Centro Desportivo Municipal (CDM) de Santa Maria, o Farrezão, e no CEFD, nos seguintes horários:

Equipe de sideline:
Terça e sexta-feira – 19h às 20h (CDM)

Equipe esportiva:
Terça, quinta e sexta-feira – 18h às 20h (CDM)
Sexta-feira – 17h às 18h (CEFD, sala 3004)

Cerca de 30 pessoas fazem parte do elenco da “Cherrows”. Embora tenham se apresentado, inicialmente, no Viva o Campus que ocorreu no dia 21 de agosto deste ano, a estreia oficial da equipe aconteceu na Superliga de Futsal da cidade, da qual uma das divisões da UFSM Futsal participou. O próximo compromisso das líderes de torcida da Universidade é no dia 29 de outubro, na 1ª Copa Amistosa Tapete Mágico, evento de ginástica rítmica que acontecerá em Santa Maria.

A fim de exibir a relevância da modalidade para a Instituição, Luciane explica os objetivos do grupo. “Nós estamos tentando fortalecer as equipes universitárias da UFSM. Seria muito importante líderes de torcida que, nas competições, acompanhassem os nossos atletas para levar a torcida junto para essas competições. É como se fosse um pouco da Universidade para torcer pelos times”, conta a coordenadora.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Foto: Gabriel Haesbaert/Divulgação