UFSM realiza ações informativas sobre o descarte e armazenamento correto de medicamentos

Acadêmicos de Medicina conscientizam usuários em postos de saúde de Santa Maria

foto colorida horizontal com oito pessoas, perfiladas lado a lado, em uma sala de aula, na parede de trás um banner escrito "grupo medicação"
Grupo da UFSM atua para conscientizar sobre o descarte correto de medicamentos

Os medicamentos desempenham um papel crucial no tratamento de várias doenças. A maioria dos indivíduos desenvolveu o mau hábito de descartar indevidamente seus remédios não utilizados ou vencidos, o que traz uma série de riscos à saúde humana e contribui para a degradação ambiental.

Os procedimentos de descarte e também de armazenamento correto de medicamentos têm sido objeto de pesquisa, a exemplo do trabalho que vem sendo feito por projetos de pesquisa e extensão voltados à conscientização da população sobre o descarte e armazenamento correto de medicamentos, vinculados ao Centro de Ciência da Saúde (CCS) da UFSM, coordenados pelas professoras Edi Franciele Ries, Valéria Maria Limberger Bayer e Verginia Margareth Possatti Rocha.

De acordo com Gabriela Cava, acadêmica de Medicina e bolsista do Grupo MedicAção, que realiza atividades de conscientização, em julho deste ano foi ministrada uma palestra para as turmas dos cursos técnicos em Farmácia e em Cuidados de Idosos sobre o descarte correto e quais os impactos do descarte incorreto. “Os alunos do Técnico em Farmácia e do Técnico em Cuidados de Idosos também serão profissionais da saúde, então, é importante que eles saibam isso para falar para os seus pacientes, pessoas que eles vierem a atender”, comentou a estudante.

Ações de conscientização

As ações de conscientização se baseiam principalmente em conversas em salas de espera em unidades de saúde. Os bolsistas, em duplas, abordam os pacientes enquanto esperam por seus atendimentos, se apresentam e, posteriormente, fazem questionamentos em relação às práticas de armazenamento e descarte. Feito isso, os projetos buscam “parabenizar” práticas corretas e também apontar como melhorar aquelas incorretas, sempre enfatizando os riscos oriundos tanto do armazenamento quanto do descarte de medicamentos quando realizados de modo inadequado.

As ações são realizadas até duas vezes por semana nos seguintes locais de Santa Maria:

Casa 13 de Maio: Rua Riachuelo, 364, Centro;

CAPS: Avenida Hélvio Basso, 1245, Bairro Medianeira;

Posto José Erasmo Crossetti: Rua Floriano Peixoto, 1752, Centro.

“Andamos, em toda as ações, com cartilhas informativas tanto sobre o descarte quanto o armazenamento, visando não apenas melhorar o entendimento da pessoa acerca das informações passadas, como também a multiplicação destas, podendo atingir as pessoas conhecidas pelo paciente em questão”, explica o bolsista e acadêmico do curso de Medicina Augusto Ueno.

Durante as atividades, os participantes perceberam que a maioria da população santa-mariense realiza o armazenamento de forma adequada, ao passo que quanto ao descarte, apenas a minoria realiza da forma correta. Há relatos de descarte em lixo comum e vaso sanitário, além da queima de medicamentos ao ar livre.

Segundo os participantes, o projeto é bem aceito pela população. “Uma coisa que nos chama a atenção é que, como as pessoas já estão na espera, elas não se incomodam com a nossa abordagem, se mostram interessadas ao que temos a dizer, e muitas delas relatam que nunca tinham pensado nisso antes, ninguém tinha falado sobre esse assunto. Percebemos que a maioria da população não tem conhecimento sobre descarte. As pessoas precisam ter muita conscientização sobre o tema”, reflete Gabriela.

Afinal, como é o descarte e o armazenamento correto?

O programa desenvolvido pela UFSM recomenda sempre que as pessoas juntem os medicamentos vencidos ou em desuso em uma sacolinha e descartem idealmente em farmácias. No município de Santa Maria há uma lei municipal (Lei nº 5.092, de 3 de abril de 2013) que obriga a receber os medicamentos para descarte. Sendo assim, sempre que necessário ir à farmácia, recomenda-se levar a sacolinha com os medicamentos.

Quanto ao armazenamento, deve-se utilizar local fresco e arejado, com circulação de ar e sem abafamentos. Deve-se evitar locais quentes, como a cozinha, e úmidos, como o banheiro. Manter o local de armazenamento sempre limpo, e não colocar medicamentos sobre a geladeira, onde a temperatura é alta.

Texto: Gabriela de Souza Gabbi, estagiária de Jornalismo na Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista