Instituto de Redes Inteligentes da UFSM recebe visita de analista do Inmetro

Analista executivo considerou o laboratório fotovoltaico do INRI como um dos melhores do país

foto colorida horizontal com 3 homens ao lado de um banner do INRI, atrás há uma parede e um elevador. Os homens sorriem para a câmera e usam camisas azul marinho
Pedro Costa, professor Leandro Michels e doutorando Ricardo Bortolini

Nesta semana, segunda (17) e terça-feira (18), o Instituto de Redes Inteligentes (INRI) recebeu o analista executivo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Pedro Costa. A visita técnica é uma forma de ter o controle das regulamentações técnicas do Instituto, assim como realizar avaliações de conformidade e eficiência.

A importância destas visitas para a gestão e retroalimentação do processo de regulamentação técnica do Inmetro é fundamental, pois é necessário que o órgão regulamentador conheça a infraestrutura laboratorial e acompanhe a atuação para desenvolver um bom relacionamento com os laboratórios de ensaios.

“Essa visita técnica foi especialmente importante para obtermos subsídios para elaboração da proposta de aperfeiçoamento do regulamento, visando à inclusão de novos requisitos de proteção contra arcos elétricos, e para tratarmos de outros temas como requisitos de suportabilidade, compatibilidade eletromagnética e o nível de conformidade de inversores comercializados no mercado nacional”, afirmou Costa.

As visitas são geralmente necessárias no início do desenvolvimento de um novo regulamento ou no aperfeiçoamento de um regulamento existente, no caso do Instituto de Redes Inteligentes, o aperfeiçoamento de um regulamento já existente.

Aos laboratórios do Instituto, o analista executivo cita o laboratório fotovoltaico do INRI/UFSM como um dos mais bem organizados, equipados e com uma equipe extremamente competente para a realização de ensaios de inversores no país, considerando-o como uma referência no tema e parceiro estratégico no processo de regulamentação.

O INRI agradece a presença de Pedro Costa em seu espaço e estende o convite para o público tanto externo quanto interno da Universidade que queira conhecer mais sobre os laboratórios, pesquisas e serviços. É possível acompanhar o @inriufsm nas redes sociais e conhecer o trabalho do Instituto, bem como entrar em contato com administrativo@inriufsm.com.br para dúvidas e agendamento de visitas.

Texto: Yasmin Matos, acadêmica de Jornalismo, estagiária de marketing do INRI
Fotos: Divulgação/INRI