SAI divulga oportunidades para conhecer a cultura chinesa e fazer intercâmbio na Europa

Curso de cultura chinesa e live sobre intercâmbio na Europa são oportunidades gratuitas para alunos e professores da UFSM

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) anuncia duas oportunidades de expansão de conhecimentos internacionais para a comunidade da UFSM: a primeira, intitulada Chinese Bridge, é uma iniciativa que visa oportunizar o experimento da cultura da província de Sichuan, na China; já a segunda, intitulada Study In Europe Digital Show, é um evento online que dará informações sobre intercâmbios na Europa. Ambas as oportunidades são gratuitas e voltadas para a comunidade acadêmica da UFSM, incluindo alunos e professores de todos os campi.

O Chinese Bridge é uma oportunidade patrocinada pelo Centro de Educação e Cooperação Linguística do Ministério da Educação da China, voltada para alunos e professores do mundo inteiro interessados em experimentar e conhecer mais sobre a cultura local da província chinesa de Sichuan, localizada no sudoeste do país. O objetivo do curso é expandir os conhecimentos sobre a cultura local, mas não se restringe a isso, também sendo desejado o aprendizado mútuo entre as nações participantes.

A comunidade da UFSM dispõe de 25 vagas no Chine Bridge, as quais devem ser preenchidas por candidatos que possam se comunicar em língua inglesa ou chinesa e que também disponham de uma conexão com a internet para assistir às aulas remotas. O curso terá início em 7 de novembro e se encerrará em 21 de dezembro, sendo composto de 20 encontros, que variam entre aulas gravadas e transmissões ao vivo. As aulas serão ministradas nas segundas e sextas-feiras, das 9h30min às 10h15min, e nas terças-feiras, das 21h30min às 22h15min. Para se inscrever, o candidato deve preencher formulário on-line até a próxima segunda-feira (31).

O Study In Europe Digital Show é uma série de apresentações online organizada por diversas agências e consulados de países europeus, que buscam divulgar informações sobre os estudos superiores em seus respectivos países. A transmissão ocorrerá a partir das 17h da próxima quinta-feira (27), no Youtube da Swissnex no Brasil. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição, onde estão disponíveis o cronograma e a ordem de apresentação de cada país (Suíça, França, Alemanha, Espanha e Irlanda). Além da apresentação, também haverá um momento para o público fazer perguntas e uma roda de conversa inicial sobre como fazer intercâmbios para todo o continente, sem a delimitação de um país específico.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI