Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aprovada no Programa Centelha, startup da UFSM inova no diagnóstico de nutrição vegetal

Performance Vegetal, desenvolvida na Incubadora Pulsar, terá recursos para investir em comercialização



A plataforma Performance Vegetal, desenvolvida na Incubadora Pulsar, vinculada ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (Inovatec) da UFSM, inova ao estabelecer padrões de diagnóstico nutricional em culturas vegetais. A análise permite aos agricultores adicionar a quantidade exata de adubo e nutrientes às plantações. Assim, é possível reduzir os gastos de produção e a contaminação ambiental. Devido ao caráter inédito, a startup foi aprovada na edição de 2022 do Programa Centelha, que incentiva a criação de empreendimentos inovadores no Rio Grande do Sul.

A diretora executiva da empresa, Betania de Paula, conta ter começado a desenvolver a plataforma em 2019, durante seu doutorado em Nutrição e Fertilidade de Solos na UFSM, quando percebeu ser necessário estabelecer maior precisão nos padrões de referência nutricional em plantas. ’Assim como o médico precisa de exames, o agrônomo também precisa’’, explica Betania, ao falar das características variáveis que envolvem o desenvolvimento de culturas, que se alteram conforme o vegetal cultivado, os objetivos do produtor, o tipo de solo, o tamanho da área plantada e o clima em que o produto está inserido. Todos esses aspectos são considerados pela Performance Vegetal, que, através da inteligência artificial, simula matematicamente a absorção de nutrientes pela planta analisada e estabelece as quantidades exatas de adubação necessárias para que aquele vegetal em específico se desenvolva ao máximo, sem excessos nem deficiências. Assim, o produtor consegue economizar nos custos de produção, e também evitar o despejo de fertilizantes excedentes no solo e na água.

Para determinar tais números, é preciso observar as particularidades do cultivo por pelo menos uma safra. Contudo, esse período depende do tamanho da área utilizada: quanto maior, mais rápida é feita a análise. O investimento para usufruir da Performance Vegetal também depende das características das áreas cultivadas e dos vegetais em exame, que podem ser dos mais diversos tipos.

Todos esses pontos são analisados e armazenados no aplicativo e no site da empresa, estruturados por cientistas da computação. A plataforma também serve como caderno de campo, uma vez que as atualizações periódicas das safras são anotadas, formando um histórico para o produtor. 

Os próximos passos da plataforma

A Performance Vegetal já apresenta um histórico de editais vencidos ao longo dos seus três anos de desenvolvimento, como o programa Doutor Empreendedor Fapergs 2020, em que Betania foi eleita como uma das 20 doutoras empreendedoras do Rio Grande do Sul, e o Techfuturo 2021, em que a tecnologia da Performance foi escolhida como uma das portadoras de futuro. E para os próximos anos, o objetivo é participar de mais editais, porque além dos incentivos financeiros fornecidos pelos programas, eles também geram visibilidade para as iniciativas, de acordo com a diretora executiva.

Agora, com o Programa Centelha, a ideia da empresa é levar a plataforma para o mercado, visto que o aprimoramento do projeto já foi realizado por meio de testes pilotos, a partir dos editais anteriores. Nessa lógica, a finalidade da Performance Vegetal é transformar conhecimento científico em produtos que cheguem à população. Por isso, a startup tem como meta atual a elaboração de uma equipe de gestão de vendas, para estimular a comercialização da tecnologia. Há, inclusive, duas bolsas disponibilizadas a estudantes da UFSM, que se interessem pela iniciativa. Em caso de interesse, entrar em contato com a empresa pelo e-mail contato@performancevegetal.com.br

Texto: Laurent Keller, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Foto de capa: Ana Alícia Flores, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60148

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes