UFSM-PM foi sede do I Encontro Estadual de Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde

Foi realizado, nos dias 19 e 20 de outubro, na Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões o I Encontro Estadual de Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde. O evento foi promovido pelo Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional (OVAN), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e teve como público-alvo profissionais da nutrição de todo o estado e região.

O encontro contou com palestrantes do Ministério da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, Fiocruz/RJ, Fiocruz/MG, Unijuí, UFSM e UNIPAMPA. Conforme a professora Vanessa Ramos Kirsten, uma das organizadoras do evento e coordenadora do curso de Nutrição da UFSM-PM, o encontro teve a participação de, aproximadamente, 100 participantes. “O evento foi um sucesso. Tivemos a participação de nutricionistas de 30 municípios do estado do Rio Grande do Sul que atuam na Atenção Primária à Saúde, muitas delas egressas da UFSM-PM. O evento contou com palestrantes de renome nacional, abertura do Ministério da Saúde e apresentação de relatos de experiências. Além disso, o segundo dia foi prático com oficinas”, explicou Kirsten.

A docente ainda destacou que a intenção da iniciativa foi de proporcionar uma oportunidade de qualificação aos profissionais. “O evento teve o grande objetivo de, além de qualificar a atuação dos profissionais da Atenção primária à Saúde nas ações de alimentação e nutrição, compartilhar também experiências, potencialidades e desafios. Foi um momento também de muitos reencontros entre colegas do estado. Tivemos a participação efetiva da Política Estadual de Alimentação e Nutrição, bem como das regionais de saúde”.

O diretor da UFSM-PM em exercício, professor Daniel Graichen, ressaltou em sua fala o quanto a universidade tem sido palco destes debates da sociedade. “É fundamental trazermos de volta para os nossos espaços aqueles profissionais formados, tanto para fazer a qualificação de sua própria atuação profissional, quanto para ajudar na formação dos alunos”, pontuou.

A Comissão Organizadora do Evento foi composta por alunos de iniciação científica e de extensão, bem como dos alunos dos Programas de Pós-Graduação em Gerontologia e de Saúde e Ruralidade.

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação UFSM-PM