CCS volta a ofertar grupo de atendimento psicológico para alunos

Espaço de Escuta Coletivo retomou atividades para alunos do CCS

Em outubro, a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) retornou os atendimentos psicológicos gratuitos em grupo. Todas as quintas-feiras, às 17h, na sala 1407 do prédio 26A do Campus Sede da UFSM, há um espaço destinado à conversa e resolução de dilemas entre alunos do CCS e psicólogos do projeto Espaço de Escuta Coletivo.

Desde sua criação, em 2018, o espaço tem como finalidade ser um ambiente aberto para que os estudantes possam expressar seus sentimentos, suas dificuldades acadêmicas e seus desafios de adaptação à Universidade. Porém, depois do período de isolamento causado pela pandemia de Covid-19, durante 2020 e 2021, surgiram novas angústias a serem trabalhadas pelo grupo, como conta a psicóloga que coordena o projeto, Clarissa Magnago. “Com a pandemia, estar em convívio com outras pessoas tornou-se diferente. O normal era estar sozinho. Então, agora nesse retorno, aconteceu uma irritabilidade na convivência entre os alunos. Já ouvi dizer que o burburinho da sala de aula irritava”, relata.

A partir dessa perspectiva, o Espaço de Escuta Coletivo pretende trabalhar questões de convivência entre os acadêmicos e formas de se defender do estresse universitário, em encontros com duração média de uma hora. Para além disso, um dos bolsistas do projeto, Matheus Mortari, explica que o atendimento em grupo (cerca de 10 pessoas) permite também que os alunos se acolham um ao outro e até formem novas amizades.

Como participar

Não é preciso realizar pagamento nem inscrição prévia para participar, basta comparecer aos encontros. Clarissa explica que esse descompromisso é proposital para que os alunos não se sintam pressionados a comparecer. “Alguns alunos só de saberem que o espaço de acolhimento existe, já ficam tranquilos. É a segurança do estar ali, saber que podem contar com o grupo quando precisar”, afirma.

Contudo, para integrar o projeto, é necessário ser estudante da UFSM matriculado em um dos cursos ofertados pelo CCS, já que a iniciativa não abarca os demais Centros da UFSM.

Obtenha mais informações pelo e-mail uapccs@ufsm.br.

Texto: Laurent Keller, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista