Inspirado na tragédia da Kiss, professor da UFSM ministra nos EUA palestra sobre resiliência

O psiquiatra Vitor Crestani Calegaro ministra a conferência na Sigma Xi Scientific Research Honor Society, em Washington

Quase 10 anos depois da tragédia da Boate Kiss, o conhecimento em saúde mental adquirido com a experiência no maior desastre da história do Rio Grande do Sul vai ser exportado para o mundo. É que a resiliência desenvolvida pelos sobreviventes, assunto da tese do psiquiatra Vitor Crestani Calegaro, será tema de uma conferência proferida por ele, nesta sexta-feira (4), no encontro anual dos membros da Sigma Xi Scientific Research Honor Society, em Washington DC, nos Estados Unidos. A conferência intitula-se “Enfrentando tempos difíceis: oito passos para promover a resiliência e o bem-estar para um mundo sustentável”.

O professor do Departamento de Neuropsiquiatria da UFSM e médico do Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Acidentes (Ciava), do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), é membro da sociedade de honra desde dezembro de 2021. Calegaro encaminhou a sugestão de conferência na metade desse ano e teve a proposta aceita.

“É um grande mérito para nós do Hospital Universitário. Recebi o convite para ser membro da Sigma Xi devido ao um artigo publicado em 2019, na revista acadêmica Plos One. O trabalho abriu essa porta e está dando bastante visibilidade à pesquisa desenvolvida no hospital”, afirma o psiquiatra, que planeja proferir a mesma conferência na UFSM, em breve.

De acordo com a tese de Calegaro, pessoas com traços de resiliência enfrentam a situação traumática de uma forma mais adaptativa ao estresse e conseguem seguir a vida com menos sofrimento.

“Diante do cenário mundial atual – com a sociedade em meio a crises econômica, ambiental, pós-pandemia e problemas de saúde mental –, a tendência é termos que enfrentar novos desastres. Aí entra o resultado do nosso estudo: os oito pilares da resiliência, que iremos compartilhar”, antecipa o conferencista.

Sigma Xi é uma sociedade de honra sem fins lucrativos fundada na Universidade de Cornell, em 1886. Atualmente tem quase 100 mil membros espalhados pelo mundo – eleitos para a associação com base em suas realizações de pesquisa. Mais de 200 vencedores do Prêmio Nobel foram membros da Sigma Xi, entre eles Albert Einstein, Enrico Fermi e Linus Pauling.

Texto: Assessoria de Comunicação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares