UFSM Futsal chega às semifinais da Série Ouro pela 1ª vez na história

Primeiro jogo será neste domingo (6), fora de casa, contra o atual campeão

foto colorida horizontal mostra a equipe e comissão técnica em pose oficial, em uma quadra de esportes. Os atletas vestem camisa azul claro e calção escuro, os goleiros, cor de rosa, e os demais, preto.
Elenco que compõe a UFSM Futsal durante a temporada de 2022

Após vencer o Lyon Gaúcho, de Taquara, no dia 22 de outubro, por 9 a 1, a UFSM Futsal se classificou para as semifinais do Campeonato Gaúcho de Futsal – Série Ouro de forma inédita. Agora, a equipe enfrenta, fora de casa, o atual campeão, Bento Gonçalves Futsal, no próximo domingo (6), a partir das 17h30. O confronto será o primeiro de dois jogos válidos pela segunda fase do mata-mata.

O time da Universidade nunca havia alcançado as semifinais da competição antes. Ou seja, o ano de 2022 já está marcado na história da equipe. Na edição passada, a delegação universitária foi eliminada nas quartas-de-final pelo próprio elenco bento-gonçalvense – que se tornaria o campeão. À vista disso, o técnico Gabriel Pranke revela se os resultados conquistados pelo time, até aqui, eram os esperados e dá seu ponto de vista sobre a temporada atual.

“Até agora, podemos dizer que foi uma trajetória muito impressionante e com resultados bem satisfatórios de nossa parte. Sabíamos da dificuldade que seria enfrentar as equipes que são bem preparadas nesta competição, mas também entendíamos que tínhamos qualidade de treino e de elenco para fazer bonito. Conseguimos até acima do imaginado que poderia acontecer. Acabamos a primeira fase em primeiro lugar, que é um resultado bastante empolgante, ao mesmo tempo que a gente já acreditava que, com o trabalho apresentado e com o grupo de atletas e comissão comprando a ideia de tudo que a gente faz, as coisas funcionariam”, disse o treinador.

Entretanto, esta não é a primeira vez que um elenco santa-mariense chega nas semifinais da Série Ouro. No ano passado, a equipe União Independente, que agora reside apenas em São Sepé, representava o Coração do Rio Grande, ao lado da UFSM Futsal, na primeira divisão do Campeonato Gaúcho. Dessa forma, Pranke ressaltou o sentimento de levar as cores do município Estado afora e falou sobre comprometimento dentro das quatro linhas.

foto colorida horizontal mostra em primeiro plano um homem, de barba longa, olhando para o lado e aplaudindo, usando camiseta preta com listras nas mangas laranja e branco
Técnico Gabriel Pranke: confiança no trabalho da equipe de futsal da Universidade

“A sensação é indescritível. Estamos muito felizes e empolgados com essa competição. Igualamos um resultado histórico de Santa Maria na Série Ouro, que é chegar na semifinal e, ao mesmo tempo, temos a possibilidade de bater esse recorde. É uma felicidade imensa desenvolver o futsal aqui na cidade a esse ponto. Estamos bastante focados em fazer o melhor trabalho possível para conseguirmos alcançar resultados ainda melhores, buscar essa inédita final para Santa Maria”, contou o líder da comissão técnica.

Desse modo, o treinador, então, declarou o que espera da partida contra o Bento Gonçalves Futsal e fala sobre a importância desta vitória em cima dos atuais campeões. “A expectativa para a partida em Bento Gonçalves é um pouco diferente. O jogo vai ser num domingo, em função da dificuldade de agendamento de quadras, e esperamos fazer um excelente trabalho lá. Estamos indo para tentar buscar a vitória, mas sabemos que é difícil. Eles têm um elenco e um treinador que conseguem dificultar as coisas para o adversário, e que têm qualidade, então esperamos muitos impasses. Mas também estamos com o resultado da estreia deste ano na cabeça. Empatamos em 2 a 2 e, na nossa visão, fizemos um jogo muito bom. Faltaram alguns detalhes para sairmos de Bento com a vantagem. Esperamos que essa vitória possa chegar agora, nesse momento, que seria extremamente importante e fundamental para a nossa caminhada”, contou Pranke.

A UFSM Futsal entra em quadra neste domingo (6) para enfrentar o Bento Gonçalves Futsal, no Ginásio Municipal Darcy Pozza, na cidade do adversário, a partir das 17h30. Ganhando a partida ou não, disputa o segundo jogo das semifinais no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria, no dia 13 de novembro, às 19h.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Gabriel Haesbaert/Divulgação