Projeto da UFSM entrega jogos com foco em educação financeira para mais de 50 escolas

Projeto Sumo Educacional também oferece capacitações para professores com foco na popularização da educação financeira

Professores de mais de 50 escolas estiveram presentes na solenidade na sexta-feira (4)

Na última sexta-feira (4), o projeto Sumo Educacional, programa extensionista da UFSM, realizou uma cerimônia para a entrega dos jogos “Renda passiva” para mais de 50 escolas vinculadas à 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O evento aconteceu no Auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, e contou com a presença de autoridades, como a diretora do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Sheila Kocourek, que na ocasião representou o Gabinete do Reitor; o professor Rudinei Soares Pereira, coordenador de Articulação e Fomento à Extensão da UFSM, que na ocasião representou a Pró-Reitoria de Extensão; a professora Kalinca Becker, coordenadora do projeto Sumo Educacional; e José Luis Vieira Eggres, coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do RS. Além das autoridades, o evento contou com a presença de representantes de mais de 50 escolas da região e dos integrantes do Sumo Educacional. Durante a cerimônia, cada escola recebeu três unidades dos jogos “Renda passiva”, desenvolvido por Daniel Frechiani a partir das obras de Gustavo Cerbasi.

O projeto Sumo Educacional atua com foco na popularização da educação financeira e firmou parceria com Daniel e a 8ª CRE para utilização do jogo como metodologia de ensino em sala de aula. Para concretização dessa proposta, o projeto contou com o apoio da UFSM para a aquisição e distribuição dos jogos. Desse modo, o programa de extensão garante que as escolas recebam os jogos, e além disso, uma rodada de capacitações, para garantir a efetividade da aplicação da metodologia.

Pensando nisso, o evento também garantiu um momento reservado para uma aula magna sobre o jogo, apresentada pelo mestrando Rômulo Reisdorfer e pelo graduando Paulo Fronza, membros do Sumo Educacional, em que foram apresentados os principais conceitos e aplicabilidade do jogo para a sala de aula.

“Esse evento foi uma virada de chave, pois, a partir dele, com a entrega do material, possibilitamos a aplicação em sala de aula. Estivemos testando, aperfeiçoando e planejando durante este tempo e agora começaremos a atuar na ponta da linha. O evento só foi possível pelas diversas parcerias estabelecidas pelo Sumo Educacional, que acreditaram na nossa iniciativa e potencial. Este foi um passo importante, mas marca apenas o início da nossa atuação”, declara Adão Fagundes, diretor presidente do projeto.

O Sumo Educacional é um programa de extensão vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFSM, coordenado pela professora Kalinca Léia Becker, que foi criado dentro da Liga do Mercado Financeiro da UFSM, e hoje conta com um quadro de membros multidisciplinar, composto por bolsistas e voluntários, tendo como propósito o fomento à popularização da educação financeira no país.