Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto com solução sustentável garante primeiro lugar no Programa de Pré-incubação da Pulsar

O projeto vencedor foi desenvolvido por duas alunas do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFSM



Com número recorde de projetos inscritos, a 7ª edição do Programa de Pré-Incubação teve seu encerramento na última sexta-feira (4), em um evento que premiou as melhores ideias de negócio. O primeiro lugar ficou com duas alunas do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFSM: a mestranda Luisa Chitolina e a doutoranda Marcele Leal Nörnberg.

O projeto idealizado por elas busca revolucionar o mercado de proteínas plant-based, por meio das microalgas. “Buscamos contribuir para um desenvolvimento sustentável, à medida que entregamos produtos veganos de alto valor nutricional. Também operamos no segmento B2B (vendas realizadas entre empresas), compartilhando nossos conhecimentos para que outros negócios também façam parte desta revolução”, explica Luisa.

O Programa de Pré-Incubação, conduzido pela equipe da Pulsar, incubadora tecnológica vinculada ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (Inovatec) da UFSM, apoia e prepara empreendedores que têm ideias inovadoras com potencial de negócio na fase que antecede a criação da empresa. Neste ano, o programa ocorreu entre os meses de agosto e novembro e contou com mais 10 capacitações realizadas, totalizando mais de 25 horas de conteúdo.

Para Luisa, participar da pré-incubação foi uma experiência enriquecedora, pois auxiliou a organizar ideias e entender melhor o mundo das startups, além do aprendizado quanto à apresentação de propostas de negócio para possíveis investidores. “Entrei sem saber muito o que esperar da pré-incubação, mas fui surpreendida por diversos workshops com profissionais de renome no mercado. Foram meses intensos de aprendizado que nos deixaram com vontade de colocar todos os planos em prática”, conta.

Para o gestor da Incubadora Pulsar, Anderson Paim, o sucesso dessa edição do Programa de Pré-Incubação é resultado do trabalho de todo o ecossistema de inovação de Santa Maria. “Por meio de iniciativas de fomento à inovação, tecnologia e empreendedorismo, a nossa incubadora e o parque tecnológico da universidade contribuem para o desenvolvimento desse ecossistema, sendo atores importantes para a geração de negócios que impactam a nossa sociedade”, destaca.

O programa contou com apoio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Sicoob Crediauc. “É uma honra estar iniciando parceria com a Pulsar e com o parque tecnológico da UFSM, fomentando e patrocinando o prêmio ao projeto com o melhor modelo de negócios de 2022, acreditando na força das pessoas para idealizar maneiras de transformar uma Santa Maria mais empreendedora”, ressalta o gerente de agência do Sicoob Crediauc, Marcelo Krügel. Além disso, o Programa de Pré-Incubação contou com o apoio da Fox Iot (startup da Pulsar), do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) e da marcenaria da UFSM.

Os outros dois projetos premiados na 7ª edição do Programa de Pré-incubação são os seguintes:

lugar – Zorya: plataforma colaborativa e ponto de encontro para a construção e promoção de histórias/personagens. Idealizado por Andrewes Pozeczek e Liana Merladete, com inspiração de André Pozeczek.

lugar – Camisetas Combat: vestuário feito com material específico que combate o contato de insetos com o corpo humano. Idealizado por Claudenir Rocha Alves, Claudenir Rocha Alves Filho, Mariana da Silva Alves, Therezinha Alves e Daiane Perchoski.

A banca avaliadora para a etapa final foi constituída pelos seguintes nomes:

– Felipe Ravanello – cofundador e diretor de negócios e crescimento na Gestão DS, empresa graduada da Pulsar;

– Marcelo Krügel – gerente de agência Sicoob Crediauc;

– Sarah Bonfanti – analista sênior de inovação e startups no Sebrae;

– Saulo Penna – diretor executivo na Auster Tecnologia, empresa que faz parte do ecossistema de inovação do Inovatec.

Texto: Assessoria de Comunicação do Inovatec e da Incubadora Pulsar

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60372

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes