Reitor da UFSM firma parcerias durante agenda em Brasília

Projetos preveem construção de espaço multiuso para o agronegócio e pesquisas em pavimentos asfálticos

foto colorida horizontal com 3 homens de camisa clara e blazer escuro, sendo que o do meio segura um papel com imagem do projeto
Pacheco, Pimenta e Schuch

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, esteve em Brasília na quinta-feira (17) para a assinar com o governo federal acordo para o desenvolvimento do “Agrotec Experience: Espaço Multiuso do Agronegócio da UFSM”.

O objetivo do Agrotec Experience é estabelecer um ambiente que potencialize a cooperação entre os diversos modelos de instituição e produtores que compõem a cadeia de produção agropecuária do Rio Grande do Sul, a fim de identificar demandas e potencializar ações de inovação e extensão.

O projeto será sediado no Campus Sede da Universidade e integrado ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (Inovatec), junto ao Centro de Eventos. Terá 86.500 m² de área, com quatro acessos, e capacidade de receber 10 mil visitantes por dia. A previsão de construção é até o fim de 2024.

Também participaram da agenda na capital federal o presidente da Cacism, Luiz Fernando do Couto Pacheco, e o deputado federal Paulo Pimenta.

Schuch e Luiz Guilherme

Parceria assinada com o DNIT

No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Schuch assinou, também na quinta (17), um Termo de Execução Descentralizada (TED) com o representante da autarquia, o diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello.

A parceria permite que a UFSM realize estudos técnicos especializados na área de dimensionamento de pavimentos asfálticos, a implantação de trechos experimentais, a avaliação de misturas asfálticas e a previsão da irregularidade longitudinal.

De acordo com o diretor do DNIT, com a assinatura do documento, a autarquia terá um conhecimento mais detalhado sobre os processos de calibração do novo método de dimensionamento, o MeDiNa. Luiz Guilherme disse ainda que a ação deve promover melhores resultados nos projetos de pavimento das rodovias federais sob jurisdição do Departamento.

O reitor agradeceu a confiança do DNIT na Instituição e complementou falando sobre a promoção do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Além disso, ressaltou a importância do retorno desse investimento para a sociedade brasileira.

O TED é um instrumento de descentralização de créditos entre órgãos e/ou entidades integrantes do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União. A colaboração da Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP) e do Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR) com a Universidade executa programas, projetos e pesquisas na área de infraestrutura rodoviária. A vigência do contrato é de cinco anos.

O reitor ainda segue em Brasília para uma reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).