Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto do curso de Dança realiza intervenções em lugares de referência de Santa Maria

Integrante do Distrito Criativo Centro-Gare, o projeto realiza a primeira intervenção na próxima sexta-feira (25)



Coordenado pelos professores Odailso Berté e Mônica Borba, o Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (Liccda) promove o projeto Dança e Patrimônio Cultural, que consiste nas intervenções artísticas “Ser-Povo-Movente”. Integrante do Distrito Criativo Centro-Gare, iniciativa que visa à revitalização do centro histórico de Santa Maria, o projeto é promovido em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, curso de Licenciatura em Dança e Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, e também com a Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Cultura.

As intervenções de dança foram criadas a partir da relação entre corpo e patrimônio cultural, in loco, em três lugares de referência patrimonial, os quais aludem a momentos da história da cidade.

A primeira intervenção, “Ser”, será realizada no coreto da Praça Saldanha Marinho, na próxima sexta-feira (25), às 18h30min, e versa – a partir da narrativa literária e do mural “A lenda de Imembuí” – sobre as três raças que originam Santa Maria.

A segunda, “Povo”, ocorre em frente à Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, no Brique da Vila Belga, no dia 4 de dezembro, e alude à oficialização da cidade de Santa Maria e à chegada da viação férrea.

A terceira, “Movente”, acontecerá no hall da Antiga Reitoria da UFSM, no dia 30 de novembro, abordando a criação da universidade.

Nesta primeira fase do projeto com as intervenções, a dança vai aos locais históricos e patrimoniais da cidade. Na segunda fase, que marca a conclusão do projeto, o patrimônio será levado ao palco do Theatro Treze de Maio, através de uma minuciosa produção de imagens em diálogo com a dança contemporânea. Isso acontecerá em 17 de agosto de 2023, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60551

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes