Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Plataforma Banco de Sangue Virtual conecta pacientes que necessitam de doações de sangue com doadores

Iniciativa faz com que você receba um aviso da necessidade de doações



O Banco de Sangue Virtual ajuda a conectar as pessoas que necessitam de doação de sangue a doadores em potencial. Criado em 2017, o projeto consiste em efetivar uma parceria entre instituições e doadores, com a finalidade de ajudar pacientes que necessitam de sangue.

Para participar é preciso fazer um cadastro no site e colocar os dados solicitados. Para aqueles que não sabem seu tipo sanguíneo, é possível inserir essa informação no formulário. Após, será gerado um link que redirecionará até o WhatsApp para que a pessoa possa receber notificações em caso de necessidades de doações.

Ricardo Nunes, idealizador do Banco Virtual de Sangue, esteve em Santa Maria para divulgar o trabalho. A plataforma já conta com mais de 11 mil inscritos no Rio Grande do Sul. Ricardo, que já é doador há mais de 30 anos, diz que a ação tem o propósito de ajudar pessoas que mais precisam do sangue e que antes contavam com ajuda muito restrita.

Na prática, ele explica que o Banco Virtual funciona assim: “vamos supor que alguém em Santa Maria está precisando de sangue O+, e no site há um link que diz ‘preciso de sangue’, ou até pode ser mandada uma mensagem nas redes sociais solicitando a doação de sangue, com o nome completo do paciente, o tipo de sangue necessário e o local de doação (hospital que está internado). Após isso, quem administra o portal envia uma mensagem para as pessoas cadastradas, dizendo o local em que uma pessoa precisa do sangue”.

Ao se cadastrar na plataforma, o usuário será avisado que alguém precisa de sangue na região em que a pessoa reside, e se não puder doar, o aviso pode ser repassado a amigos e familiares que poderão ajudar a salvar vidas. No WhatsApp é possível tirar dúvidas sobre o Banco Virtual e até sobre doação de sangue no dia a dia.

“Muitas vezes a gente acha que doar é só mexer na carteira usando dinheiro para fazer caridade, nesse caso é só estender o braço”, comentou Ricardo.

O seu sangue pode ser doado para até 4 pessoas, ajude a salvar vidas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60580

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes