Trabalhos da UFSM são premiados em concurso nacional de arquitetura da paisagem

O vencedor na região Sul foi Henrique Daros, do CAU do campus sede; foi concedida menção honrosa a Gianne Speth, do CAU de Cachoeira do Sul

Trabalho premiado na Região Sul

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs) da UFSM, dos campi de Santa Maria e Cachoeira do Sul, foram contemplados no 6º Prêmio Rosa Kliass – Concurso Universitário Nacional de Arquitetura da Paisagem. Promovida pela Associação Brasileira de Arquiteto Paisagistas (Abap), a premiação é dividida em cinco regiões nacionais. Na região 5 (correspondente aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), o prêmio foi concedido ao trabalho de conclusão de curso (TCC) de Henrique dos Santos Daros, do CAU do campus sede. Intitulado “Planejamento paisagístico para rotas cicloturísticas para a região da Quarta Colônia”, o trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Luis Guilherme Aita Pippi.

Além disso, uma das duas menções honrosas da região Sul foi concedida ao TCC de Gianne Speth, do CAU do Campus de Cachoeira do Sul. Realizado sob a orientação da professora Raquel Weiss, o trabalho tem como título “Leitura da paisagem do Arroio Tigre: uma proposta de planejamento sistêmico e criação de parque urbano”.

Este concurso premia trabalhos finais de graduação produzidos nas universidades brasileiras, de modo a investigar quais iniciativas de arquitetura paisagística vem sendo realizadas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo espalhados pelo país. A relação dos vencedores e menções honrosas da premiação – disponível nas páginas da Abap no Instagram e Facebook – foi divulgada na última quinta-feira (17), durante o 16º Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (Enepea), que ocorreu em Cuiabá, em cerimônia transmitida no canal do evento no Youtube.