UFSM assina acordo de cooperação com a Emater/RS – Ascar

O acordo formaliza a parceria entre as instituições na realização de projetos relacionados à agricultura e à pecuária

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assinou, na manhã desta quinta-feira (24), um acordo de cooperação técnica com a Emater/RS – Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural e Ascar – Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural. O documento tem como objetivo formalizar e ampliar a parceria entre as instituições, a fim de estimular os projetos comuns e os pilares da Pesquisa e Extensão, com foco na inovação.

A UFSM foi representada no encontro pelo reitor, Luciano Schuch; pelo pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho; e pela administradora da Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão (CAFE), Taís Drehmer Stein. A Emater/RS – Ascar, por sua vez, contou com o presidente, Alex da Silva Corrêa; o gerente regional, Guilherme Passamani; a gerente adjunta, Simone Mai; a Supervisora, Monique Chaves; os extensionistas, Eduardo Gelain, Cláudio Cunha e Laila Ribeiro; e a comunicadora, Luana Chies.

Na reunião, o reitor ressaltou a importância do acordo para o desenvolvimento social. “A nossa Instituição tem um grande pilar: a sociedade. O que há na Universidade, existe para dar base a esse eixo. Além de formar os nossos estudantes, queremos gerar qualidade de vida, através de positivos impactos sociais e econômicos. Isso é o que nos motiva, é o verdadeiro significado da Instituição. Quando vemos sendo realizado esse percurso, que leva o que é feito na Universidade para a sociedade, e constatamos os bons resultados disso, percebemos que estamos no caminho certo”, expressa Luciano Schuch.

O presidente da Emater/RS – Ascar destacou os efeitos da promoção de ações conjuntas entre a UFSM e a associação. Alex da Silva Corrêa relata: “Esse documento vai potencializar ainda mais a resposta da Universidade às demandas da comunidade e o nosso contato com ela para levar e executar essas demandas. Pesquisa e Extensão andam juntas. O produtor rural precisa do conhecimento, inovação e tecnologia que, juntos, podemos proporcionar”.

O gerente regional, Guilherme Passamani, reforçou o contato de longa data entre as instituições. “A relação se documenta aqui, hoje, mas ela já existe há muito tempo e permanecerá existindo. Somos muito gratos por essa parceria. Sabemos que, diante dela, todos ganham, principalmente a sociedade. Utilizamos muito a estrutura da UFSM, que, assim como a Emater, está aberta a todos. Que tenhamos bons resultados”.

O acordo de cooperação foi assinado pelo reitor e pela administradora da Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão (CAFE) da UFSM, bem como pelo presidente e pelo gerente regional da Emater/RS – Ascar. Até o momento, 16 projetos voltados à agricultura e à pecuária foram elaborados e desenvolvidos diante da parceria entre as instituições.

Com informações e fotos da Pró-Reitoria de Extensão